Projeto Farm Educa vinculado à LAFARM divulga as produções científicas dos participantes

Os trabalhos desenvolvidos por meio da ação de extensão foram aprovados no Congresso Nacional Multidisciplinar em Ciência e na Jornada Acadêmica Multidisciplinar em Saúde.

01/06/2022 15:19 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O projeto “FarmEduca: descomplicando a produção científica”, desenvolvido pela Liga Acadêmica de Farmacologia (LAFARM), dos alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), divulga as produções científicas de autoria dos participantes da ação. Ao todo, foram submetidos e aprovados no Congresso Nacional Multidisciplinar em Ciência e na Jornada Acadêmica Multidisciplinar em Saúde cinco resumos simples, dois relatos de experiência e um capítulo de livro.

“Os estudos publicados refletem o entusiasmo, compromisso e responsabilidade que a farmacologia tem em fazer ciência para a sociedade. Os alunos não mediram esforços na execução dos projetos e na escrita dos artigos conseguimos demonstrar as verdades da pesquisa na desconstrução de fake news. A LAFARM está trilhando os caminhos que nos abrem novos horizontes”, comenta o professor do curso de Biomedicina da Unileão e coordenador da ação de extensão, José Walber Castro.

Os(as) autores(as) dos trabalhos são os(as) alunos(as) do curso de Odontologia, Ana Flávia de Oliveira Alencar, José Ítalo Balbino de Freitas, Maria Emilly Rodrigues Araujo, Maria Izadora da Silva Rodrigues, Maria Isadora Benedito de Araujo, Pâmela Tayná Matias Bezerra, Renata Hellen Morais Sales, Sabrina Santos Ferreira, Sandryelle de Andrade Rodrigues e Glória Dirciola Sales Silva; e os alunos do curso de Biomedicina, Raimundo Azevedo Vilarouca Neto e Raisse de Araújo Carvalho, em conjunto com os professores orientadores, José Walber Gonçalves Castro e Raíra Justino Oliveira Costa, do curso de Biomedicina.

Acesse aqui os trabalhos produzidos!

A aluna do curso de Odontologia da Unileão, Sandryelle Rodrigues, conta que a pesquisa científica tem ganhado cada vez mais espaço na LAFARM, tendo sempre o auxílio e incentivo dos professores orientadores com a realização de projetos internos de cunho educativo, como o FarmEduca. “A participação ativa nesse período me permitiu aprimorar a escrita científica e adquirir mais conhecimentos acerca dos aspectos metodológicos que a permeiam, estando em constante evolução desde o primeiro trabalho publicado na Liga. Os resultados positivos foram o combustível para a busca por aperfeiçoamento e novos saberes”, afirma a estudante.

O projeto proporciona aos estudantes a vivência de experiências fora do ambiente de sala de aula, com o processo de investigação, pesquisa e apresentação de trabalhos, permitindo que evoluam a cada produção. “Participar da LAFARM me abriu várias portas, incluindo a de poder realizar pesquisas. Todo o processo de busca, análise e escrita tende a melhorar e aprofundar o conhecimento sobre o assunto, além de possibilitar a partilha de informações com os colegas da Liga e orientadores. É perceptível a diferença da escrita e conhecimento comparando meu primeiro resumo com o último, pois pude aprimorar o conhecimento técnico científico no meu processo de ensino e aprendizagem”, relata a estudante de Odontologia da Unileão, Pâmela Tayná.

Produções Científicas

Congresso Nacional Multidisciplinar em Ciência

Resumo simples:

“Reflexões sobre a Biossegurança no Consultório Odontológico frente à Covid-19: Uma revisão de literatura”

“Impactos da automedicação e seus efeitos adversos em estudantes do Ensino Superior”

Aplicabilidade da azitromicina como estratégia terapêutica para o tratamento de pacientes com Covid-19: Uma revisão de literatura”

“Análise cronológica da Farmacoterapia aplicada ao tratamento da Covid-19”

Capítulo de livro:

A eficácia do uso de Plantas Medicinais nos processos de cicatrização: Uma revisão sistemática”

Publicado no livro “Pesquisas e Reflexões Nacionais em Ciências da Saúde e Biológicas”

Jornada Acadêmica Multidisciplinar em Saúde

Resumo simples: