Projeto do Nucap da Unileão realiza orientação para escolha de ênfase do curso de Psicologia

As atividades da ação foram divididas em 3 encontros voltados para os estudantes do 6° e 8° semestres do curso de Psicologia da Instituição.

06/06/2022 10:16 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Núcleo de Carreira e Profissão (NUCAP) do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) promoveu a ação de orientação para escolha de ênfase, direcionada aos estudantes do 6° e 8° semestres do curso de Psicologia da Instituição.

A iniciativa, coordenada pela professora Bruna Gomes, partiu da observação das dificuldades enfrentadas pelos alunos diante das possibilidades existentes em relação à temática, já que o curso oferece várias opções de escolha de ênfase em cinco áreas de atuação, a serem vivenciadas no período de estágio, como promoção à saúde, processos clínicos, processos psicossociais e outras.

A orientação foi dividida em três encontros. O primeiro, intitulado “Árvore da Vida”, consistiu na indagação de questões sobre os desejos de cada participante para o futuro e de quais formas eles podem alcançá-los. No segundo encontro, chamado de “Café Mundial”, os alunos puderam ouvir as experiências de cinco estagiários, um de cada área de atuação, e debater problemáticas e situações cotidianas dentro dos campos em questão.

Já no último encontro, denominado “Jogos das Ênfases”, os estudantes foram apresentados a diversas situações baseadas nas áreas de atuação, através do lúdico, para exercitar reações e estratégias dos alunos diante de cada questão. O projeto buscou provocar nos acadêmicos do curso de Psiciologia, o autoconhecimento e a identificação para com os assuntos abordados durante a orientação, a fim de auxiliar no processo de decisão da escolha de ênfase de cada um.