Combate à Desertificação e à Seca é debatido neste dia 19 de junho

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado pela primeira vez em 1995.

17/06/2022 15:07 pm - Atualizado em 17/06/2022 15:09 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para conscientizar a população sobre os malefícios ocasionados pela degradação do solo, o dia 19 de junho foi escolhido para celebrar o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada pela primeira vez em 1995.

“A desertificação pode ser entendida, preliminarmente, como um conjunto de fenômenos que conduz determinadas áreas a se transformarem em desertos ou que a eles se assemelham”, aponta a profa. Francilda Alcântara, docente do curso de Direito da Unileão.

Segundo a professora, os riscos para o equilíbrio ecológico do planeta são imensos, como: empobrecimento dos solos, perda da biodiversidade, mortandade da fauna e flora, elevação das temperaturas, desequilíbrio do balanço térmico pela perda da vegetação e redução de chuvas.

Área do Direito Ambiental é trabalhada no curso de Direito da Unileão

Na Unileão, a disciplina de Direito Ambiental, ministrada pela profa. Francilda Alcântara e pelo professor William Brito II, tem perspectiva interdisciplinar e é norteada pelos princípios apregoados na Lei de Educação Ambiental (Lei 9795/99).

Na disciplina, os estudantes têm a oportunidade de estudar as principais legislações do país no que tange à garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado no país, além de terem acesso às jurisprudências e doutrinas mais atualizadas deste ramo do Direito.

“É importante ressaltar, ainda, que o debate a respeito da proteção ao meio ambiente não está restrito apenas a esta disciplina, pois no curso de Direito da Unileão o compromisso de formação de egressos com perfil ético e voltado à defesa do meio ambiente em sua perspectiva multidimensional é levado muito a sério”, explica a docente Francilda Alcântara.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.