Professora do curso de Biomedicina da Unileão publica artigo em revista internacional

O trabalho foi desenvolvido pela professora Karollyna do Nascimento no doutorado em Química Biológica que cursou na Universidade Regional do Cariri.

29/07/2022 11:43 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A professora Maria Karollyna do Nascimento Silva Leandro, docente do curso de Biomedicina do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), conquistou espaço na revista internacional “Bioinorganic Chemistry and Applications”, para publicação do seu artigo “Silver Trimolybdate (Ag2Mo3O10.2H2O) Nanorods: Synthesis, Characterization, and Photo-Induced Antibacterial Activity under Visible-Light Irradiation”, que pode ser acessado gratuitamente através deste link.

O trabalho e a escolha do tema foram motivados pelo interesse de Karollyna em estudar novas substâncias que sejam capazes de agirem como antibacterianos diante de bactérias resistentes. “Esses estudos são extremamente importantes, ainda mais depois da pandemia da Covid-19, onde os casos de infecções por microrganismos resistentes se intensificaram”, explica a professora.

Acesse a publicação!

A importância de continuar estudando

O projeto de pesquisa que resultou no artigo é fruto do doutorado em Química Biológica, iniciado no ano de 2018 pela professora Karollyna, na Universidade Regional do Cariri (URCA).  Trajetória que foi concluída pela docente neste mês de julho, quando recebeu seu título de doutora. “A finalização do doutorado é algo muito importante para mim pessoalmente e também para a minha carreira como docente. E a Unileão, especialmente a coordenação do curso de Biomedicina, sempre apoiou e incentivou a minha formação”, afirmou Karollyna.

Durante os quatro anos de formação no doutorado, a docente atravessou diversos desafios, e precisou conciliar as aulas ministradas com as aulas assistidas, e a orientação de seus alunos, com a realização dos seus experimentos. A correria do cotidiano não desmotivou Karollyna, que seguiu estudando e se dedicando ao objetivo de conquistar a conclusão do doutorado. “Além de todos os desafios, enfrentar a pandemia durante o doutorado e ainda uma gestação foi bastante desafiador, mas sou muito grata por todo apoio e compreensão que recebi durante esse período”, relatou.

Estrutura e incentivo

Foi no laboratório de microbiologia da Unileão que a professora Karollyna realizou os testes microbiológicos necessários à sua pesquisa, com o auxílio de egressas do curso de Biomedicina e também de colegas de doutorado. A instituição esteve disponível para auxiliar no processo de formação da docente com a estrutura e o incentivo necessários, pensando tanto no crescimento pessoal e profissional de Karollyna, quanto no exemplo que ela é para os estudantes, que têm a oportunidade de contar com professores cada vez mais capacitados em seus processos de formação.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.