(88)99216-3040

Aluno do curso de Odontologia da Unileão recebe premiação em Mostra de Iniciação Científica da UFPB

O estudante, premiado na categoria “Apresentação de Resumo”, conquistou espaço para publicação de seu trabalho nos anais da 39a edição da MICO.

30/08/2022 14:55 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

José Dyglei da Silva, aluno do 8° semestre do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), participou da 39a edição da Mostra de Iniciação Científica de Odontologia (MICO), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foi premiado na categoria “Apresentação de Resumo” pela sua produção científica “Avaliação ex vivo da precisão do limite apical de instrumentação do motor endodôntico Sensory em diferentes cinemáticas e funções apicais”.

Conquistando espaço

O resumo foi produzido pelo estudante com o apoio e orientação do tutor da disciplina de Estágio 4, Prof. Isaac Araújo, Especialista em Endodontia, que incentivou José Dyglei a submeter e apresentar o trabalho na Mostra. O aluno contou que tem grande afinidade com a área da Endodontia, o que permitiu maior dedicação ao processo de construção do resumo. Além disso, os conhecimentos de seu tutor sobre a temática permitiram que sua empolgação e inspiração fossem ainda maiores, para estudar, elaborar e fazer uma boa apresentação.

Com a premiação, além do certificado, o estudante conquistou espaço para publicação de seu trabalho nos anais da 39a edição da Mostra. “Receber a premiação mostra o quanto a instituição e meus professores estão me levando e fazendo com que eu trilhe o caminho certo”, declarou José Dyglei, que também enfatizou a importância da Unileão em todo seu embasamento, desde a construção, edição do resumo, até seus conhecimentos e desenvolvimento para a apresentação.

Jornada acadêmica

José Dyglei ingressou na Unileão em 2019, com bolsa ProUni integral, no curso de Odontologia, onde se encontrou na vida acadêmica. “A Odontologia me conquistou de forma arrebatadora, e não me vejo fazendo outra coisa”, disse. O estudante contou que escolheu a Unileão pela estrutura e qualidade do ensino oferecido, que sempre teve como referência em toda região.

Desde o início de sua jornada acadêmica, José Dyglei sempre buscou se envolver em atividades que pudessem acrescentar valor à sua experiência formativa, seja por meio da escrita científica, motivada por sua paixão por escrever, cultivada desde a infância, quanto das ações externas, incentivadas pela Unileão através da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX).

O aluno foi monitor da disciplina de Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica no ano de 2021, e faz parte do projeto de Extensão em Saúde Bucal, voltado para pacientes com insuficiência renal crônica que fazem hemodiálise. A ação extensionista permite ao estudante maior contato com a futura área de atuação, pois é possível conversar com os pacientes no centro de Nefrologia do Juazeiro do Norte, explicando e motivando a higiene oral, e falar da importância dos cuidados com a saúde bucal.

“As atividades me incentivam a ser um profissional mais sensível e perceber o paciente muito além de um dente. São atividades que nos enriquecem como acadêmicos, e desse modo, nos transforma em futuros profissionais competentes e capacitados”, explicou Dyglei.

Ele reforçou a relevância de monitorias, cursos de férias, e demais projetos de extensão para a ampliação do conhecimento e da formação acadêmica.

O estudante também foi aprovado como monitor na SOCEPIS (Sociedade Cearense de Pesquisas e Inovações em Saúde) no ano de 2021, e integra uma equipe de acadêmicos de várias cidades e estados diferentes. Na SOCEPIS produziu, em conjunto com os colegas, um artigo que foi publicado na Revista de Casos e Consultoria, intitulado “Trabalhando na linha de frente: o impacto psicológico da COVID-19 nos profissionais de saúde”, disponível gratuitamente neste link.

Incentivos e inspirações

Dentre suas referências na vocação que escolheu, estão os professores, que ocupam um espaço e um papel importante, não apenas profissionalmente, mas também no âmbito pessoal de formação empática e humanizada. Dygley carrega um carinho especial pelo corpo docente do curso de Odontologia da Unileão.

“Por apresentarem amor ao paciente, o sucesso do tratamento se mostra como uma consequência. Vejo muito isso em professores, como Isaac Sousa, Luciana Mara, Thayla Gonçalves, Marayza Alves, Jadson Lima, Jefferson Lucena e muitos outros”, afirmou.

As carreiras profissionais dos antigos alunos também incentivam Dyglei a buscar sempre o melhor e aproveitar ao máximo o período da graduação, alcançando assim seu objetivo de ser um profissional preparado e dedicado à sua área de atuação. “Almejo um futuro promissor como cirurgião-dentista, podendo ajudar e contribuir na melhora da saúde bucal das pessoas”, concluiu.

Saúde e beleza buco-facial.


COMPARTILHE: