Professora do curso de Direito da Unileão publica livro na área da Hermenêutica Jurídica

A obra está disponível para acesso em formato virtual no site da editora Pimenta Cultural.

30/08/2022 16:29 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A professora Francilda Alcantara Mendes, do curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), em conjunto com a egressa da Instituição e atualmente mestranda em História pela Universidade Estadual de Goiás, Francisca Vilândia, e com os professores Polliana Barreto, da UFCA, e Jardel Silva, da UNB, publicaram o livro “A hermenêutica jurídica brasileira na contemporaneidade: temas clássicos e emergentes”, pela editora Pimenta Cultural. A obra conta com artigos de estudantes egressos do curso de Direito da Unileão e da Pós-graduação em Direito Constitucional da URCA e pode ser acessada virtualmente por meio deste link.

Francilda é professora da disciplina de Hermenêutica Jurídica na Unileão desde o início do curso de Direito. Foi a partir da experiência com a área e observação da relevância que esta vem adquirindo no cenário nacional e internacional que a docente sentiu a necessidade de incentivar produções e publicações voltadas à temática, em especial em razão do ativismo judicial e da judicialização da política envolvendo as principais decisões dos tribunais superiores brasileiros.

A obra também é uma forma de celebrar os 10 anos do curso de Direito da Unileão. O livro nasceu da inquietação da professora Francilda por mais publicações no âmbito da hermenêutica jurídica, buscando divulgar as pesquisas dos estudantes e egressos do curso de Direito da Unileão, e de outras instituições, acerca de temas clássicos e contemporâneos da área.

Acesse a publicação!

O livro foi concluído com o incentivo e a dedicação dos professores, egressos, e demais envolvidos. A obra vem para contribuir com a atualização das pesquisas na área da Hermenêutica Jurídica e incentivar os atuais e futuros estudantes de Direito a estudar cientificamente o campo escolhido.

“Organizar um livro em que tantos alunos e ex-alunos são autores de artigos científicos é uma imensa alegria para mim que busco incentivar a atividade de pesquisa científica como ação imprescindível para a formação integral dos estudantes de Direito. Ao vê-los produzindo ciência sinto imenso orgulho deles e do curso de Direito da Unileão por sua contribuição para a existência de profissionais formados com excelência”, declarou a professora Francilda.

A inserção dos estudantes no campo da pesquisa é de extrema importância tanto para a formação profissional, quanto para o enriquecimento do currículo e das experiências acadêmicas. Os alunos, através da pesquisa, têm a oportunidade de exercitar o conhecimento nos mais variados conteúdos estudados em sala de aula. A Unileão, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), promove o incentivo e a valorização dos campos da pesquisa e da extensão universitária, visando proporcionar aos estudantes capacitação e vivências para além dos muros da instituição.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.