(88)99216-3040

Egresso do curso de Psicologia da Unileão é aprovado em concurso da Universidade Federal do Cariri

Diogo Inácio dos Santos, que desde a graduação pretendia prestar concurso público, conquistou o segundo lugar para o cargo de psicólogo.

05/09/2022 08:49 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O egresso do curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), Diogo Inácio dos Santos, que se formou no ano de 2018, conquistou a aprovação no concurso da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ocupando a segunda colocação para o cargo de psicólogo, do qual tomou posse em fevereiro de 2022.

Prestar concurso público sempre foi uma pretensão do egresso, e ser aprovado em um de nível federal fez valer a pena todo esforço e dedicação colocados no processo de preparação. Diogo aproveitou os conteúdos de simulados e os ensinamentos adquiridos durante os cursos preparatórios para o ENADE realizados pela Unileão, além de estudar em seu horário livre. Ele conta que sempre buscou estar atualizado sobre diversas temáticas relacionadas ao campo científico e outros que pudessem vir a lhe agregar conhecimento.

Vencendo desafios

Para alcançar a aprovação, o psicólogo enfrentou muitos desafios, entre eles, conciliar a rotina de estudos preparatórios para o concurso com o trabalho de atendimentos clínicos.

Diogo também precisou lidar com as inseguranças relacionadas à concorrência, pois o concurso contava com candidatos de todo o Brasil, dentre eles mestres e doutores.

O apoio familiar foi de grande importância para que Diogo mantivesse o foco em seus objetivos e superasse as dificuldades. “Acredito que o apoio de minha família e de minha noiva foi fundamental para que eu pudesse enfrentar essa insegurança e acreditar em meu verdadeiro potencial”, declarou.

O egresso também recebeu resultados positivos nos seus primeiros concursos, como o do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que prestou em 2017, ainda na graduação, e na primeira fase do concurso de Juazeiro do Norte e de Crato, em 2021, onde chegou a ser convocado.

História de superação

De família humilde, Diogo vivenciou, junto dos pais e irmãos, vários momentos de dificuldades financeiras, e foi nos estudos que ele encontrou uma maneira de melhorar a vida de seus familiares. “O que mais me motivava durante a graduação era oferecer uma melhor qualidade de vida para minha família, que sempre me apoiou”, disse.

O egresso foi aluno de escola pública, tendo recebido ao longo de sua formação escolar, diversos prêmios e menções honrosas. O bom desempenho proporcionou que ele conseguisse bolsa ProUni para o curso de Psicologia da Unileão, área escolhida por ele pensando na oportunidade de ajudar outras pessoas por meio da profissão.

Durante a graduação, Diogo buscou aproveitar todas as chances de ampliar seus conhecimentos e seu currículo, através da participação em palestras, encontros, eventos dentre outras atividades. O esforço investido pelo egresso aumentou quando tomou conhecimento de que o estudante com a melhor média global no término do curso seria laureado e ganharia uma bolsa de pós-graduação. Isso funcionou como uma motivação a mais para que Diogo continuasse dando seu melhor.

“Era a única forma no momento de cursar uma pós-graduação diante das minhas condições financeiras. Fui o estudante laureado da Psicologia do semestre 2018.2, concorrendo com estudantes de 3 turmas diferentes, e hoje sou especialista em Neurodesenvolvimento e Aprendizagem pela Unileão”, contou.

Mais que professores

Durante a graduação, Diogo criou fortes laços com alguns professores, que o impulsionaram durante o processo de formação. “Realmente acreditaram no meu potencial e me incentivaram a seguir ainda mais forte, apesar de todas as dificuldades. Acredito que o afeto na relação aluno-professor é extremamente importante no processo ensino-aprendizagem, mas, além disso, é uma relação de ser humano para ser humano, com empatia, respeito e alteridade”, explicou.

Um lugar acolhedor

Na Unileão, Diogo fez amizades, conheceu sua noiva, e usufruiu de um espaço de aprendizado ativo, onde desenvolveu habilidades sociais, pessoais e profissionais. “A Unileão foi por muito tempo minha segunda casa. Fui acolhido por muitas pessoas e é um lugar onde construí laços verdadeiramente afetuosos”, recordou.

O egresso enfatizou o destaque que a Unileão possui na região, pelo seu compromisso social em trazer profissionais extremamente capacitados focando no desenvolvimento regional e sustentável, seja através da escolha de professores capacitados, ou pela estrutura e pelas práticas voltadas para intervenções extensionistas, como iniciações científicas e projetos que se voltam à benefícios para a comunidade.

Além da sala de aula

A graduação abriu portas e proporcionou momentos de aprendizado importantes para o desenvolvimento acadêmico e profissional de Diogo, que sempre esteve presente em eventos, palestras e encontros oferecidos de forma gratuita pela instituição. Dessa forma, conseguiu adquirir as horas necessárias para as atividades complementares sem precisar pagar por cursos extras.

Além disso, Diogo foi monitor voluntário da disciplina de Teorias psicológicas em Análise do Comportamento durante 2 semestres, participou do grupo de estudos em Análise do Comportamento e foi membro organizador de eventos como o I Encontro sobre Autismo, e o Pré-encontro de Análise do Comportamento. O egresso também obteve experiência com estágios curriculares em Psico-oncologia e Psicologia Hospitalar no Hospital Maternidade São Vicente de Paula, e em Políticas Públicas de Saúde Mental no CAPS III – Crato.

No período da graduação, ele também apresentou vários trabalhos acadêmicos, e através da parceria com o prof. Marcos Teles, escreveu um capítulo de livro intitulado “A religiosidade e a espiritualidade no enfrentamento de pacientes oncológicos: uma revisão de literatura”, publicado no livro “Saúde Mental e Psicologia Clínica: Reflexões a respeito da teoria, da pesquisa e da Prática”, da editora Mentes Abertas.

“Essas experiências foram extremamente enriquecedoras pois, de fato, pude perceber a magnitude e dimensões grandiosas da psicologia na vida das pessoas e consequentemente na minha vida, onde ela foi fazendo cada vez mais sentido e fiquei ainda mais motivado com minha prática profissional”, relatou.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.


COMPARTILHE: