(88)99216-3040

21 de setembro – Dia da árvore: preserve a natureza!

Celebração ocorre em diferentes dias no planeta e no Hemisfério Sul faz alusão ao início da primavera, que começa geralmente no dia 22 de setembro.

21/09/2022 08:00 am - Atualizado em 20/09/2022 15:19 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta quarta-feira (21), celebramos o Dia da Árvore. As árvores são essenciais para a vida na Terra. Elas produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem abrigo para diversas espécies de animais.

O Dia da Árvore é celebrado em diferentes datas no planeta, e no Hemisfério Sul faz alusão ao início da primavera, que começa geralmente no dia 22 de setembro. É uma ocasião onde se pode refletir sobre a necessidade da preservação das árvores e o combate ao desmatamento, que causa erosões, assoreamento de rios, redução de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Frutas, madeira e celulose

Dentre as várias espécies arbóreas existentes, existem as árvores frutíferas, que produzem alimentos para diversas espécies, incluindo os seres humanos. São exemplos de árvores frutíferas a mangueira, o limoeiro, a goiabeira, o abacateiro, o pessegueiro e a laranjeira.

A madeira das árvores também tem forte impacto econômico, já que é utilizada para a fabricação de móveis, objetos e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além de tudo isso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos com ação medicinal e cosmética.

Unileão atua pela preservação das árvores

Sabendo que as árvores são um bem de todos e que a sua preservação é uma responsabilidade compartilhada, a Unileão mantém em seus campi grandes áreas verdes. Em seus espaços, estes locais possuem em conjunto mais de seiscentas espécies de plantas, incluindo as ornamentais, árvores frutíferas, árvores nativas e um gramado, para a manutenção do clima e sombras nas áreas de convivência, bem como para atuar na cobertura vegetal para manutenção dos lençóis freáticos.

“No ano passado, distribuímos mais de 1.200 mudas de árvores e esse ano continuaremos com essa ação”, aponta a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, profa. Ana Isabel Calixto.

Faça a sua parte

Existem vários bons motivos para o plantio de árvores em casa ou na região onde mora. Dentre eles, podem ser citados:

  • Contribuição com o ciclo da água, evitando secas e inundações;
  • Redução na contaminação do ar que respiramos;
  • Filtragem dos ruídos sonoros das grandes cidades;
  • Melhora na umidade do ar pela liberação de vapor de água;
  • Regulagem da temperatura do ambiente, atuando como um “ar-condicionado” a céu aberto.

Árvores símbolos

Sabia que cada região do Brasil, incluindo o próprio país, possui uma árvore símbolo?

  • Árvore símbolo da região Norte – castanheira;
  • Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;
  • Árvore símbolo da região Centro-Oeste e do Brasil – ipê amarelo;
  • Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;
  • Árvore símbolo da região Sul – araucária.

COMPARTILHE: