Unileão parabeniza contadores neste dia 22 de setembro

Data faz alusão à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, em 22 de setembro de 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

22/09/2022 08:00 am - Atualizado em 20/09/2022 09:33 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia do Contador é celebrado nesta quinta-feira (22). A data celebra a profissão de quem auxilia no desenvolvimento e no equilíbrio financeiro das empresas e pessoas físicas. A ocasião faz alusão à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, em 22 de setembro de 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O contador é o profissional responsável que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa. É fundamental em qualquer economia e está presente em praticamente todas as atividades humanas. Neste dia, aproveitamos para homenagear professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Unileão. Parabéns!”, afirma a coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios da Unileão, profa. Marília Barbosa.

Formação e mercado de trabalho

Os alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) estudam temas como análise de custos, contabilidade tributária, demonstrações contábeis e prática constitucional e fiscal.

Quando formados, eles estão aptos a produzir relatórios, registrar atividades financeiras e controlar receitas. É pelo diagnóstico financeiro das organizações que os contadores podem auxiliar empresários e gestores nas tomadas de decisões estratégicas para as empresas.

Os contadores podem atuar nas seguintes áreas:

• Escritórios de contabilidade;
  • Escritórios de auditoria e consultoria contábil;
  • Empresas comerciais e industriais em geral;
  • Repartições públicas federais, estaduais e municipais;
  • Setor de contabilidade e custos;
  • Tributação;
  • Controle orçamentário.

Aperfeiçoar os processos financeiros da organização, auxiliando na tomada de decisão.