(88)99216-3040

Alunos da Unileão publicam artigo em revista de Psicologia

O artigo foi publicado na Revista Mosaico: Estudos em Psicologia, da UFMG, e pode ser acessado gratuitamente on-line.

29/09/2022 15:03 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os alunos do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), Isaac Marlon Vasconcelos do Nascimento e Iasmin Monteiro Ferreira Costa, do curso de Psicologia, e Lucas Marques Angelim, do curso de Odontologia, orientados pelo professor Júnior Linhares, publicaram o artigo “Um debate sócio-estrutural a partir de uma tragédia amorosa: Beyoncé em Lemonade, uma interface com a Psicologia”, na Revista Mosaico: Estudos em Psicologia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Produção do artigo

A ideia partiu do estudante Isaac, que é um grande admirador da artista Beyoncé, e junto dos colegas, decidiu desenvolver um trabalho científico sobre as temáticas abordadas no álbum Lemonade. “O álbum mostra como uma tragédia amorosa pode trazer à tona questões políticas estruturais como o racismo e o machismo, como toda tragédia é permeada pela cultura e pela história e como precisamos reforçar a consciência política das mais diversas estruturas de poder dentro do curso de Psicologia, que tem como papel ético o combate às situações de exclusão e violência”, explicou Isaac.

O incentivo do professor Júnior, sempre pautado na ética, na diversidade e na psicologia crítica, foi essencial para a construção do artigo. “O que nos inspirou foi a necessidade de abordar temas tão necessários e sérios como o racismo, desigualdade social gerada pelo racismo, feminismo, saúde das minorias, e outros”, relatou Lucas. Os alunos enfrentaram os desafios da escassez de referenciais teóricos voltados para o tema, mas com dedicação e esforço, conseguiram finalizar a pesquisa e conquistar espaço para a publicação.

“Foi desafiador conquistar espaço, mas muito significativo para nós saber que nosso estudo foi analisado e publicado em uma revista de estudos em Psicologia de renome do estado de Minas Gerais. A reação é de felicidade e dever cumprido, bem como esperança de que se pense mais sobre esses aspectos e de que se criem políticas públicas eficazes para proteção e cuidado das mulheres negras e suas famílias”, contou Iasmin.

Jornadas que inspiram

Cada um dos estudantes autores do artigo vem construindo uma trajetória inspiradora na Unileão, aproveitando as oportunidades proporcionadas pelos cursos, nas áreas da pesquisa e da extensão. Além dos conhecimentos adquiridos nas salas de aulas, os estudantes vivenciam experiências enriquecedoras em eventos, congressos, projetos e diversas outras atividades facilitadas pela instituição.

Iasmin, que se apaixonou pela Psicologia ainda na adolescência, ingressou na Unileão através do Programa Bolsa Social, e foi a partir disso que começou sua jornada na graduação, contando sempre com apoio dos pais e amigos. A estudante está na reta final do curso e almeja trabalhar nas suas áreas favoritas, que são a social e a jurídica, continuando também a desenvolver trabalhos no ramo da pesquisa científica, contribuindo para o avanço das ciências de forma ética e política. A aluna também fala sobre o papel da Unileão no incentivo à pesquisa. “A importância da Unileão está ligada ao leque de profissionais capacitados, que se interessam pela pesquisa e que incentivam os estudantes a produzirem”, afirmou.

Isaac encontrou a Unileão por meio de suas pesquisas sobre boas instituições de ensino superior para cursar a graduação, e assistia aos documentários dos relatos dos professores e alunos sobre os 10 anos do curso de Psicologia. “Eu via professora Indira falando sobre Psicologia Escolar, eu via a professora Flaviane falando da história do curso, eu olhava diversos professores que me inspiravam e alunos que hoje são profissionais falando com muito afeto de suas trajetórias, acredito que nessas falas eu me encontrei”, relatou.

O aluno fez parte da Liga Acadêmica de Saúde Integral para a Diversidade (LASID) durante um ano como membro, um ano como diretor de ensino e um ano como presidente. Ao todo, foram três anos de Liga. Também foi monitor das disciplinas de Ética Profissional e de Avaliação Psicológica II e organizou, junto de professores e coordenadores, diversos eventos, como o Psicologia Quilombola, Oficinas sobre Saúde Integral para a Diversidade e simpósios. Atualmente, é monitor na disciplina de Psicologia Escolar e membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Violência e Educação Inclusiva (LIEVI).

“Para toda formação de um(a) bom(boa) Psicólogo(a) é sempre importante buscar a área para além dos muros da universidade, para além da sala de aula, participando ativamente das oportunidades que o mundo acadêmico possa oferecer”, disse Isaac. Ele também falou sobre sua aspiração pela docência e pela carreira de pesquisador, e afirmou que na produção de artigos encontrou uma parte de si, e dessa parte não quer abrir mão.

Lucas faz parte da LASID, é membro do Centro Acadêmico de Odontologia, e tem como maior incentivo dentro do curso o poder de transformação da odontologia e saber o quão importante é tratar da saúde de um paciente e como isso afeta diretamente sua vida em vários aspectos sociais e psíquicos. Sobre as experiências que ultrapassam os ambientes das salas de aula, o estudante afirma: “O impacto na minha formação é, sem dúvidas, muito positivo, e me traz a oportunidade de conhecer assuntos que não estão dentro da grade curricular, mas que de certa forma estão ligados à odontologia”.

O aluno pretende continuar produzindo artigos científicos para contribuir com o avanço da ciência na sua área de atuação, e busca com a futura profissão reconhecimento profissional, independência financeira e realização.

Orgulho de ser Unileão

A Unileão tem como um dos principais pilares o incentivo e apoio aos estudantes nas mais diversas áreas, de atividades extracurriculares, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX); de direcionamento e orientação aos alunos e egressos, por meio do Núcleo de Carreira e Profissão (NUCAP); e em tantos outros âmbitos que fortalecem e complementam a formação de cada um.

Lucas enfatizou que a estrutura física disponibilizada pela instituição é o maior diferencial de impacto direto na sua formação. Os alunos têm na Unileão uma segunda casa, um espaço de acolhimento e segurança onde podem construir suas jornadas, que inspiram outros estudantes e também os professores que os acompanham.

“A Unileão sempre esteve conosco comemorando junto da gente cada estudo que ia sendo aprovado e publicado. Eu costumo dizer que nada disso seria possível se não tivéssemos professores tão capacitados”, comentou Isaac.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.


COMPARTILHE: