Outubro Rosa: Unileão conscientiza população sobre o câncer de mama e de colo do útero

Instituição busca informar e promover a conscientização da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.

05/10/2022 08:27 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Por isso, o mês de outubro ganha a cor rosa e tem uma das campanhas das cores mais conhecidas mundialmente, buscando chamar a atenção para o combate ao câncer de mama e de colo do útero.

Em apoio a esse movimento global, celebrado anualmente desde os anos 90, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) busca informar e promover a conscientização da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.

Câncer de mama

O câncer de mama é ocasionado pelo desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente, formando um tumor maligno. A doença pode ser assintomática ou apresentar sintomas.

Sinais e sintomas do câncer de mama:

·         Nódulo súbito;

·         Nódulo axilar;

·         Alterações na pele do mamilo (secreção, prurido, vermelhidão);

·         Saída de secreção espontânea unilateral;

·         Inflamação mamária (aspecto de casca de laranja).

Para que possa observar qualquer alteração nas mamas, é fundamental que a mulher busque conhecer bem o seu corpo e, ao perceber alguma anormalidade, procure um médico para que seja investigado o risco de ser câncer. Quando diagnosticado em fases iniciais, pode ser tratado com mais chances de cura, impedindo que o tumor se espalhe para outros órgãos.

Hábitos que previnem o câncer de mama

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como:

·         Controle do tabagismo e etilismo;

·         Controle do ganho de peso;

·         Amamentação prolongada;

·         Evitar o uso prolongado de anticoncepcional;

·         Evitar sedentarismo;

·         Realizar atividade física regular;

·         Alimentação saudável.

Além dessas atitudes e como forma de prevenção, indica-se que toda mulher dos 50 aos 69 anos faça o exame de mamografia a cada dois anos, mesmo sem apresentar sintomas.

Câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero é uma doença ocasionada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) muito frequentes e que não causam doença na maioria das vezes. No entanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e são quase sempre curáveis. Por isso, é importante a realização periódica do exame.

A infecção genital tem desenvolvimento lento e pode ser assintomática em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Confira fatores de risco para o câncer de colo de útero:

·         Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros;

·         Tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados);

·         Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.