Aluna do curso de Enfermagem da Unileão publica artigo em revista

A discente Naila Caroline Barbosa de Morais, que conquistou espaço na “Revista Research, Society And Development”, falou sobre suas experiências e a trajetória na vida acadêmica.

20/12/2022 12:00 pm - Atualizado em 26/12/2022 12:27 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Naila Caroline Barbosa de Morais, aluna do 7º semestre do curso de enfermagem da Unileão, conquistou espaço para a publicação do artigo “Inter-relação da mudança hormonal durante o período gestacional com o surgimento do glanuloma piogênico”. A publicação foi realizada na Revista Research, Society And Development. A ideia e escolha do tema vieram da disciplina de Saúde da Mulher, onde a discente aprendeu sobre as alterações fisiológicas da gestação.

Acesse aqui o artigo completo!

A estudante falou que o incentivo recebido pelos professores foi importante para o seu processo de entrada na área da escrita e da pesquisa científica. “Tenho professores que fizeram florescer esse gosto pela pesquisa, como o professor João Paulo e a coordenadora Maryldes Lucena”, completou.

A publicação do artigo surpreendeu Naila, pois acabava de alcançar um de seus objetivos, ver sua produção em uma revista. “É gratificante demais, uma sensação de dever cumprido, o esforço da produção científica não é fácil, mas quando recebemos a ‘carta de aceite’, vale muito a pena”, explicou a estudante.

A aluna também participou, no mês de setembro, do 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Esse é o maior congresso de Enfermagem da América Latina, onde apresentou o artigo sobre Enfermagem Forense “Desafios Encontrados na Atuação da Enfermagem Forense: revisão integrativa”. Naila afirmou que o evento foi um dos momentos mais felizes e desafiadores de sua vida.

O sonho da graduação

Naila sempre teve afinidade com a área da saúde, desde cedo sabia que era por esse caminho que iria trilhar. Durante o processo de escolha e ingresso na graduação, a aluna do curso de enfermagem contou com o apoio e a confiança dos familiares. Naila se encontrou na Enfermagem, e através do Enem conseguiu uma bolsa ProUni 100% para ingressar no curso na Unileão. A instituição foi escolhida por ela considerando a referência na região e o corpo docente qualificado.

No curso, a aluna descobriu a importância do envolvimento e dedicação em atividades para além das salas de aula, e a diferença que eles fazem na formação acadêmica, profissional e pessoal. Naila buscou aproveitar todas as oportunidades de enriquecer seu aprendizado, adquirindo experiências e conhecimento.

Além da sala de aula

A estudante faz parte da Liga Acadêmica de Suporte Básico de Vida em Parada Cardiorrespiratória (LASP), onde realiza diversas atividades, como capacitações e oficinas voltadas para profissionais e alunos de diferentes áreas. Naila também é membro do Núcleo de Urgência em Saúde do campus Lagoa Seca da Unileão, e é monitora da disciplina de Fisiologia Humana de Enfermagem. Ela integra o programa de extensão APH na Comunidade, do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA).

“Participar dessas atividades durante a graduação desenvolve várias habilidades e auxilia no meu crescimento acadêmico e profissional. É muito gratificante poder colocar em prática a teoria que é adquirida em sala, ter contato com a comunidade e poder passar esses conhecimentos adiante”, relatou Naila.

O futuro é logo ali

A estudante tem construído, ao longo de seu processo de formação na Unileão, uma base sólida para seu futuro profissional. A aluna é muito atuante em em projetos, eventos, congressos e apresentações de trabalhos.

Quando se formar, Naila almeja trabalhar na especialidade que se identifica e ter reconhecimento em sua profissão. A pesquisa científica, que é algo bastante presente em sua vida, é algo que pretende continuar realizando. Ela enxerga a importância que essas produções têm no avanço da ciência e da saúde.

Renove sua matrícula para 2023.1 na Unileão e participe da II Conexão Unileão

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.