Revista Interfaces da Unileão recebe classificação Qualis A3

A classificação Qualis A3 coloca em evidência a consolidação da revista entre os periódicos de maior relevância nacional e destaque no âmbito da divulgação científica.

31/01/2023 19:00 pm - Atualizado em 31/01/2023 09:43 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia da Unileão conquistou a classificação Qualis A3 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O novo Qualis, único para todas as áreas, destaca a evolução da revista, que em 2019 recebeu classificação B4. O avanço da Interfaces evidencia sua importância e consolidação entre os periódicos de maior relevância nacional e destaque no meio da divulgação científica.

Trajetória de sucesso

O caminho até o Qualis A3 tem sido cuidadosamente articulado desde a criação da revista, fundada pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unileão, em 2013. Ao longo de sua trajetória, o periódico vem conquistando cada vez mais espaço. O objetivo é contribuir para a ampliação das Ciências no Brasil, veiculando resultados de pesquisas inéditas e de textos científicos e, com isso, difundindo conhecimentos em diversas áreas.

Nos últimos anos, a equipe editorial da Interfaces, liderada pelos professores Dr. Cícero Magerbio Torres, e Dr. Vanderlan Holanda, editor-chefe da revista, conseguiu atrair a atenção de pesquisadoras e pesquisadores ao redor do Brasil, que vêm colaborando com seus estudos e trabalhos, o que contribuiu para a conquista do Qualis A3. A expansão da revista e seu prestígio em importantes grupos de pesquisa no âmbito nacional são fruto de um esforço coletivo e cuidadoso.

O comprometimento do periódico transcende a publicação de artigos científicos, mantendo o compromisso com a divulgação e a popularização do saber através de uma abordagem transdisciplinar e gratuita aos autores e leitores.

Confira os depoimentos de pesquisadores sobre a conquista do Qualis A3:

Ana Paula Sant’Anna da Silva, bióloga e Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco

“Revistas como a Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia são de suma importância para a comunidade científica, uma vez que vêm consolidar o desejo de todo grupo de pesquisa, não só a publicação dos nossos resultados de pesquisas e conhecimento científico, mas disponibilizá-los de forma gratuita ao público em geral, refletindo na população a importância de se fazer pesquisa. Assim, esses foram alguns dos pontos que nos motivou a publicar na última edição desta revista o trabalho intitulado: Avaliação de diferentes extratos da casca de Annona squamosa para potencial analgésico, que traz como ponto importante o uso de matéria vegetal (casca da pinha) na produção de fármacos.”

Francielton de Amorim Marçal, enfermeiro egresso do curso de Enfermagem da Unileão

“A ciência nos permite, enquanto pesquisadores, contribuir melhorando algum processo para a sociedade. E hoje, como egresso da Unileão, instituição que me acolheu e me transformou para contribuir com a sociedade, vejo o quanto foi importante para meu crescimento pessoal, profissional e pesquisador. Ainda como aluno, tive a honra no período de 2016-2020 participar de todos os programas que a Unileão oferece, como Iniciação Científica, Monitoria, Projeto de Extensão, Programa de Extensão, e ter publicado um artigo na Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, que sem dúvidas foi um grande desafio. Misto de alegria poder ainda como aluno contribuir com a ciência em uma revista que hoje é considerada uma das melhores revistas do Brasil, e torna um diferencial no currículo do aluno, por isso só me enche de orgulho!”

Rumo aos 10 anos de Interfaces

Em 2023, a Revista Interfaces completará 10 anos. E para celebrar essa data importante e a conquista do Qualis A3, o conselho editorial convida pesquisadoras e pesquisadores de todo o país a contribuírem com o envio de manuscritos. A edição comemorativa, intitulada “Das sombras do Juazeiro à Aurora do Saber Científico: dez anos de contribuição da Revista Interfaces para a divulgação e popularização da ciência brasileira”, contemplará pesquisas das diversas áreas do conhecimento, ao tempo em que renova o compromisso com a publicação científica acessível, gratuita e de qualidade.

Confira aqui as edições da Revista Interfaces!

Saiba mais sobre as submissões!