Professores da Unileão publicam artigo em livro sobre saúde mental

A produção foi publicada no livro “Saúde Mental: desafios, perspectivas e análises pós-isolamento social”, que pode ser acessado gratuitamente on-line.

02/03/2023 15:45 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A professora Emilia Suitberta de Oliveira Trigueiro, do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão, e o professor Raul Max Lucas da Costa, do curso de Psicologia da Unileão, conquistaram espaço para publicação do artigo “O empreendedor de si mesmo na sociedade do cansaço: considerações de Jacques Lacan e Byung-Chul Han” como capítulo 4 do livro “Saúde Mental: desafios, perspectivas e análises pós-isolamento social”. A obra publicada pela Editora Científica Digital pode ser acessada gratuitamente on-line através deste link.

Acesse aqui a publicação completa!

A publicação

O tema do artigo carrega grande relevância pela sua atualidade. “Vivemos todos com uma sensação constante de cansaço, aliado a uma necessidade incessante de produtividade. Neste texto compreendemos que isso não é uma manifestação individual, mas um sintoma social, vivemos em uma sociedade do cansaço”, explicou a professora Emília, que também discutiu a temática na oficina ministrada por ela no Encontro Pedagógico, “Saúde mental na universidade: da ansiedade do discente ao Burnout do docente”.

“O cansaço tornou-se hoje uma das queixas mais recorrentes no cotidiano da clínica psicanalítica. É notória sua relação com as cobranças sociais de alto desempenho e produtividade. Diante de problemáticas como essa, o profissional-pesquisador é instado a investigar, a escrever e a publicar. Compartilhar o conhecimento constitui a práxis ética do profissional psicólogo”, complementou o professor Raul.

A importância da produção científica

A professora Emília reforçou que a publicação científica é importante para quem publica, pois possibilita o ganho de conhecimento e enriquece o currículo; para quem lê, sejam alunos ou outros professores e pesquisadores, já que promove o acesso a novas ideias, informações e descobertas; e para a sociedade, pois o conhecimento produzido nas universidades é capaz de fomentar o avanço da ciência no país. Segundo ela, quando os discentes entendem esse processo também se apaixonam pela escrita científica.

O corpo docente da Unileão está alinhado com o compromisso da IES de fomentar a pesquisa e a ciência dentro e fora das salas de aula. É pensando nisso que a Coordenação de Pesquisa e Extensão da Unileão (COPEX), busca incentivar cada dia mais os discentes a se aventurarem no universo científico, como pesquisadores comprometidos e focados no avanço da sociedade e suas diversas áreas.