Unileão exalta mulheres e luta feminina neste 8 de março e reforça ações para criação de uma sociedade mais justa e igualitária

Instituição foi agraciada com o Selo de Responsabilidade Social Feminina, concedido pelo Instituto ELA, pelos seus projetos e ações que buscam favorecer mulheres em situação de vulnerabilidade social, profissional e emocional.

08/03/2023 07:30 am - Atualizado em 07/03/2023 15:36 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O mundo levará 132 anos para que haja uma paridade completa entre homens e mulheres. Isso é o que aponta a 16ª edição do Global Gender Gap Report, o maior estudo sobre desigualdade de gênero da atualidade. Para que não precisemos levar tanto tempo para alcançar uma sociedade mais justa e igualitária, essa deve ser uma luta diária, de todos os setores da sociedade.

Por isso, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Unileão quer reforçar seu compromisso com a causa, além de homenagear as mulheres que fazem parte da sua comunidade acadêmica, da população caririense e de todo o Brasil. A Instituição foi recentemente agraciada com o Selo de Responsabilidade Social Feminina, concedido pelo Instituto ELA – Educadoras do Brasil, pelos seus projetos e ações que buscam favorecer mulheres em situação de vulnerabilidade social, profissional e emocional no Cariri cearense.

Confira o depoimento de mulheres fazem parte da comunidade da Unileão

Profa. Joyce Albuquerque, coordenadora do curso de Administração da Unileão

A Unileão sempre foi uma instituição que preza muito pela sustentabilidade e pela responsabilidade social. O recebimento do Selo ELA é apenas uma confirmação do que nós, mulheres que trabalham, estudam e convivem aqui, sabemos: que somos respeitadas e valorizadas pelo nosso potencial.

Larissa Fiorelli, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unileão

Aqui na Unileão a gente tem o exemplo de várias mulheres em diferentes cargos, desde professoras incríveis até cargos de coordenação e na diretoria. É muito bom ver isso, ter essa proximidade com mulheres que sempre estão estudando, pesquisando, publicando artigos, indo pra congressos, porque acaba que a gente se espelha e é uma realidade próxima da nossa. Assim, nós queremos ir tão longe quanto nossas professoras, coordenadoras e diretoras.

Izabelly Oliveira, assistente da coordenação do curso de Direito da Unileão

Eu estou na Unileão há mais de uma década, e nesse tempo já tive a oportunidade de aprender e colaborar em diversos setores. Nesses anos eu pude perceber o trabalho da Unileão a favor das causas sociais, incluindo a causa das mulheres.

Mulheres são a maioria na Unileão

Atualmente, o quadro de colaboradores da Instituição tem em sua maioria mulheres: elas representam 55,7% do corpo de funcionários, inclusive ocupando a maioria dos cargos de gestão. Isso ocorre com o cumprimento da política de níveis de igualdade salarial entre homens e mulheres em cargos correspondentes na IES, inclusive enquanto gestores.

Unileão desenvolve projetos para a comunidade feminina através dos seus cursos

Através dos seus cursos, a Unileão desenvolve diversas ações voltadas para a população feminina da região do Cariri e regiões circunvizinhas, como eventos, campanhas e atendimentos. Ligas Acadêmicas, como a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança (LAESMC) e a Liga Acadêmica em Uroginecologia e Obstetrícia (LAUGO), promovem eventos de conscientização sobre questões importantes da saúde da mulher, além de oferecerem atendimentos a esse público.

Confira algumas das ações realizadas pela Unileão anualmente:

• Ações de prevenção à saúde sexual e reprodutiva no contexto do autocuidado da mulher;
  • Ações de cuidado com a saúde mental da mulher;
  • Simpósio Multidisciplinar de Atenção à Mulher;
  • Feira Temática de Fisioterapia Pélvica: Desmistificando e Rompendo Tabus;
  • 16 Dias de Ativismo: Pelo Fim da Violência Contra da Mulher;
  • Webinar na Atenção à Saúde da Mulher.

Além disso, na Clínica-Escola da Instituição, também são realizados atendimentos especializados de qualidade, com valores acessíveis ou gratuitos, à população feminina. No Laboratório-Escola da Unileão, por exemplo, é feito o Papanicolau, popularmente conhecido com exame de prevenção.

Todos os anos a Instituição apoia, ainda, campanhas como o Outubro Rosa, que chama a atenção para o combate ao câncer de mama e de colo do útero. E a campanha do Agosto Dourado, que é dedicada à promoção e ao incentivo do aleitamento materno e reforça o cuidado com a saúde de gestantes e puérperas.

Unileão realiza evento referente ao recebimento do Selo de Responsabilidade Social Feminina – Instituto ELA

A Unileão irá realizar, no dia 14 de março, a partir das 8h30, no auditório do bloco E do campus Lagoa Seca, um evento em celebração ao recebimento do Selo de Responsabilidade Social Feminina.

As inscrições para a ação podem ser realizadas de forma on-line, através deste link. No dia do evento, os inscritos deverão realizar a entrega de um pacote de absorventes higiênicos femininos. As inscrições são limitadas e os absorventes recolhidos serão doados para escolas de ensino fundamental II.

Inscreva-se aqui no evento!

Confira a programação completa:

8h30 – credenciamento;

9h – abertura;

9h10 – apresentação cultural;

9h30 – falas de representantes da Unileão e de representante do Instituto ELA;

9h40 – Painel 1 “Entendendo a pobreza menstrual”;

Palestrante:

Profa. Jéssica Queiroga

10h – Painel 2 “Protagonismo feminino: desafios e possibilidades”.

Palestrantes:

Profa. Emmanuelle Vasconcelos