(88)99216-3040

5 motivos para fazer uma graduação em Odontologia

Área possui mercado de trabalho atraente, com alta demanda por profissionais bem qualificados e a possibilidade de se ganhar boas remunerações.

14/03/2023 09:52 am - Atualizado em 21/03/2023 14:27 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país que mais tem cirurgiões-dentistas no mundo, contando com mais de 312 mil profissionais na área. Isso se deve a um mercado de trabalho atraente, com alta demanda por profissionais bem qualificados e a possibilidade de se ganhar boas remunerações.

Para atuar como cirurgião-dentista, a faculdade é fator fundamental para se especializar na profissão. Por isso, aqui estão alguns dos principais motivos para fazer uma graduação em Odontologia.

  1. Melhor mercado de Odontologia no mundo

O Brasil é o país com maior concentração de cirurgiões-dentistas em todo o planeta e também é líder quando se fala da qualidade do atendimento odontológico.

A nossa nação possui os melhores centros de ensino e formação de cirurgiões-dentistas, e isso quem mostra é a pesquisa do Center for World University Rankings. Em outras palavras, fazer uma graduação em Odontologia aqui é garantia de sucesso.

  1. Salários atrativos

O salário de um cirurgião-dentista é bem atrativo.

A Odontologia é a profissão com o segundo maior salário dentre todas as profissões, só perdendo para a Medicina, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A pesquisa constatou que a média salarial da profissão é de R$ 5.367 por mês no Brasil, variando conforme a região e a experiência profissional.

Outro ponto é que há muitas vagas em Odontologia no setor público em todo o país, muitas vezes com salários maiores que os oferecidos no setor privado.

Por isso, é importante se especializar e estudar para concursos, já que eles pagam mais para profissionais graduados. 

  1. Carência no setor

Apesar do alto número de cirurgiões-dentistas e de consultórios, eles estão mal distribuídos geograficamente.

Isto é, apesar existirem mais de 69 mil clínicas odontológicas em todo o país, quase 50% delas (quase de 34 mil) estão somente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, conforme dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Enquanto isso, outros estados contam com bem menos clínicas em todo o seu território. Isso significa que há muitos lugares no Brasil que precisam de um bom cirurgião-dentista.

  1. Diversas áreas de atuação

A Odontologia é um curso rico e com muitas possibilidades de atuação. Além de áreas mais tradicionais, alguns campos estão em ascensão, como a Odontologia Legal, Odontologia do Esporte e a harmonização orofacial.

Além disso, a Odontologia é uma profissão na qual se pode trabalhar com a estética e a medicina ao mesmo tempo, dependendo da área que se queira atuar após se formar.

  1. Ajudar o próximo

Apesar da popularização dos serviços odontológicos no Brasil, a maioria dos brasileiros ainda não se consulta regularmente com um cirurgião-dentista.

Apenas 55,6% dos brasileiros se consultam com uma frequência menor que uma vez ao ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo especialistas, uma das principais razões para isso é a falta de dinheiro.

Por isso, ser cirurgião-dentista também é uma chance de oferecer atendimento odontológico de graça ou a preços reduzidos a pessoas que precisem de um tratamento, mas não têm condições para pagar por ele.

Graduação em Odontologia é na Unileão

A Unileão é referência quando se fala de Odontologia. O curso da Instituição tem amplo reconhecimento de mercado.

Com duração de cinco anos, a graduação forma profissionais bacharéis, com turmas nos períodos matutino e noturno.

Motivos para fazer sua graduação em Odontologia na Unileão 

Os motivos são inúmeros. Com um ensino de ponta, formamos cirurgiões-dentistas prontos para se destacarem e capazes de enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Alguns dos diferenciais da Unileão são:

  • Único curso de Odontologia reconhecido pelo MEC na região do Cariri;
  • Disciplinas interdisciplinares como Gestão, Marketing, Empreendedorismo e Psicologia;
  • Alunos com alto índice de aprovação em concursos públicos;
  • As políticas públicas de saúde são aplicadas durante todo o curso;
  • Corpo docente qualificado, com mestres e doutores;
  • Oferecimento de atendimento à comunidade local a partir do quarto semestre da faculdade;
  • Infraestrutura moderna e em constante atualização.

Além de todas essas qualidades, a Unileão se destaca por causa da sua Clínica-Escola.

Com a maior infraestrutura para um estabelecimento do tipo em todo o Norte e Nordeste, os alunos da graduação em Odontologia prestam atendimento gratuito à comunidade com a supervisão de um professor responsável.

As áreas de atuação da Clínica-Escola da Unileão são:

  • Dentística restauradora;
  • Periodontia;
  • Prótese;
  • Endodontia;
  • Cirurgia;
  • Estomatologia;
  • Áreas mais específicas, como Odontologia infantil.

Ingresse na Unileão em 2023.1

Vestibular Digital 2023.1

O Vestibular Digital 2023.1 é um processo seletivo que garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line e oferece a possibilidade de os estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições. A prova consiste em uma redação dissertativa-argumentativa, com tempo máximo de uma hora e trinta minutos para sua conclusão.

Inscreva-se no Vestibular Digital 2023.1 da Unileão!

O processo seletivo é gratuito e o resultado da seleção é divulgado em até 48 horas após a realização da prova, por meio de e-mail, SMS e através da ficha de inscrição. Os candidatos aprovados garantirão condições especiais para a matrícula, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*, concedidas de acordo com o desempenho dos estudantes, conforme prevê o edital.

Confira o edital do Vestibular Digital 2023.1!

Ver retificação Nº1

Utilize sua nota do ENEM

O tempo de tirar os sonhos do plano das ideias e transformá-los em realidade chegou. Na Unileão, os estudantes que estão prontos para carreiras de sucesso encontram suporte de uma educação de excelência para fazer isso acontecer. Quem tem nota do Enem, a partir da edição de 2010, encontra ainda mais facilidade para ingressar na Instituição em 2023.1 por meio de um processo seletivo com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 50%. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Utilize sua nota do Enem para ingressar na Unileão!

Confira o edital do processo seletivo!

Ver retificação Nº1

Transferidos ou graduados

Para aqueles que estão cursando uma graduação, mas se sentem incompletos, ou para aqueles que finalizaram um curso, mas desejam traçar outro caminho em direção à plenitude, é possível ingressar em um dos cursos de graduação da Unileão em 2023.1 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e, ainda, aproveitar de condições especiais durante todo o curso.

No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão, desde que preenchidos todos os requisitos do programa para o procedimento.

Transfira seu curso para a Unileão!

Ingresse como graduado na Unileão!

Retorno ao curso na Unileão em 2023.1

Para aqueles estudantes que precisaram trancar ou abandonar as suas graduações, chegou o tempo de sonhar de novo. A Unileão oferece condições especiais de retorno ao curso em 2023.1.

Retorne ao seu curso em 2023.1!

Saúde e beleza buco-facial.


COMPARTILHE: