Egressa do curso de Medicina Veterinária da Unileão é aprovada em 4 programas de residência

Antonia Lorena Menezes Primo se formou em dezembro de 2022 na Unileão e iniciou as atividades da residência que escolheu cursar em março de 2023.

16/03/2023 08:54 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A egressa do curso de Medicina Veterinária da Unileão, Antonia Lorena Menezes Primo, conquistou aprovação em 4 programas de residência. A jovem se formou em dezembro de 2022 e já acumula conquistas importantes para o currículo. Lorena foi aprovada nos seguintes programas de residência:

• Clínica médica, cirúrgica e reprodução de grandes animais – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE – campus Recife);
  • Clínica médica e cirúrgica de grandes animais – Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Mossoró);
  • Clínica médica e cirúrgica de grandes animais – Universidade Federal da Paraíba (UFPB – campus Areia);
  • Clínica médica e cirúrgica de grandes animais – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – campus Patos).

A egressa optou pela Clínica médica e cirúrgica de grandes animais – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – Campus Patos) e iniciou suas atividades em março.

Desafios e conquistas

Lorena planejava fazer residência desde o 5° período da graduação e se dedicou bastante a se preparar para os processos seletivos. A egressa conta que pesquisou muito sobre os programas de residência mais próximos que atendiam sua área de interesse e estudou editais anteriores, além dos conteúdos que eram abordados nas provas. Lorena respondia diariamente muitas questões, e focava nos temas que sentia mais dificuldade, revisando através de livros e artigos de revisão. Todo o esforço depositado valeu a pena e foi essencial para que a jovem alcançasse seus objetivos.

Ao longo do processo, Lorena enfrentou desafios, e precisou conciliar o estágio final do curso com a rotina de estudos. Apesar de cansativo, os resultados obtidos por ela compensaram as provações.

Estrutura e prática

A egressa contou que a estrutura do Hospital Veterinário ofertada pela Unileão proporcionou que ela acompanhasse a rotina prática de atendimentos e cirurgias, onde teve a oportunidade de aprender com profissionais excelentes. Essas experiências foram imprescindíveis para seu crescimento acadêmico e contribuíram para que ela conquistasse as aprovações nas residências.

“Creio que isso foi um diferencial, tanto para meu desenvolvimento profissional, quanto para enriquecer meu currículo com os programas de aprimoramento prático oferecidos pelo curso. Além disso, meus professores me deram todo suporte quando decidi prestar residência”, relatou Lorena. “É muito gratificante ser reconhecida pelas minhas conquistas e saber que todo meu esforço durante os 5 anos de graduação valeu muito a pena. Sou grata a todos os professores que acreditaram no meu potencial. Esse reconhecimento pela Unileão faz eu me sentir especial e me motiva a querer ir ainda mais longe”, concluiu.

Jornada na Unileão

Lorena cursou a graduação na IES com bolsa 100% do Programa Universidade Para Todos (ProUni), e ao longo da formação foi motivada pela possibilidade de trabalhar em diversas áreas cuidando de animais, do meio ambiente, e até mesmo da saúde pública. “Nossa profissão possui um amplo mercado de trabalho e que tem uma grande demanda de profissionais”, explicou a egressa.

Monitorias

A egressa participou de várias monitorias desde o 2° semestre do curso, ampliando experiências e conhecimentos para sua formação. Lorena foi monitora das disciplinas de Anatomia Animal I, Anatomia Animal II, Semiologia Veterinária e Clínica Médica de Grandes Animais.

“As monitorias me proporcionaram aprofundar meus conhecimentos acerca das disciplinas em questão, pois eu tinha que revisar constantemente os conteúdos e buscar novos conhecimentos para melhor auxiliar os alunos. Além disso, tive a oportunidade de me aproximar ainda mais dos professores orientadores e os ajudar nas aulas práticas. Pude experimentar a docência e aperfeiçoar habilidades importantes para um profissional formado, como falar em público, domínio de conteúdo, paciência e organização. Posso afirmar que sem as monitorias acadêmicas eu não conseguiria ter o desempenho que tive”, contou Lorena.

Colecionando experiências

Na Unileão, a jovem aproveitou todas as oportunidades para crescer dentro de sua área de atuação. Através das aulas práticas das disciplinas, dos estágios, oficinas de férias ofertadas para os alunos de forma gratuita, congressos, simpósios, feiras e outras ocasiões, Lorena construiu uma base sólida para sua formação. Ela também enfatizou a importância da qualidade de ensino da Unileão, que conta com professores competentes nas diversas áreas da Medicina Veterinária.

Do futuro, Lorena contou o que espera: “Concluir a residência e depois tentar ingressar no mestrado, trabalhar com cavalos e, quem sabe, retornar à Unileão, instituição que me acolheu de braços abertos”.

Leia também: Unileão divulga o resultado do programa Bolsa Social 2023 de Juazeiro do Norte

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.