Egressa do curso de Medicina Veterinária da Unileão ganha bolsa de mestrado e atua como plantonista no HOVET

Laryssa Lôbo Alves está à frente do setor de internamento de pequenos animais no Hospital Veterinário da IES, onde atua juntamente com outros egressos.

20/03/2023 09:51 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A egressa do curso de Medicina Veterinária, Laryssa Lôbo Alves, se formou na Unileão no ano de 2022 e foi laureada com uma bolsa de mestrado pelo seu desempenho e notas altas durante a graduação. A jovem ainda conquistou uma vaga de plantonista no Hospital Veterinário da instituição (HOVET), e está à frente do setor de internamento de pequenos animais, onde atua juntamente com outros egressos.

“A Unileão sempre me proporcionou oportunidades únicas dentro da minha profissão, oferecendo todo o suporte de um Hospital Veterinário, além de uma bolsa, que será fundamental para o meu desenvolvimento profissional”, afirmou a jovem.

Desafios e conquistas

Ao longo do período de formação, Laryssa enfrentou muitos desafios. O maior deles, segundo ela, foi conciliar as diversas áreas importantes em sua vida: trabalho, estudo e família. Apesar das dificuldades, a egressa conseguiu superar os obstáculos e desenvolver suas atividades acadêmicas e profissionais com êxito.

A dedicação da egressa na graduação foi essencial para seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional, além de lhe proporcionar conquistas importantes, como a bolsa no mestrado da Unileão. “Foi um momento único, de muita emoção e gratidão quando fui anunciada como laureada. Passou um filme na minha cabeça, lembrei de todas as dificuldades que enfrentei ao longo dos 5 anos de graduação, de cada noite de sono abdicada, cada prova estudada… Foi a constatação de que tudo valeu a pena”, relatou Laryssa.

A egressa contou que pretende cursar primeiro a pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais ofertada pela instituição, pois quer se dedicar primeiramente à rotina clínica.

Vida profissional

Sobre o trabalho como plantonista no HOVET da Unileão, Laryssa falou que sempre foi um espaço almejado por ela durante o curso. “Foi um local que vi ser construído e acompanhei de perto o desenvolvimento, onde atuei como voluntária, fiz estágios e projetos de extensão. Ser convidada para trabalhar lá foi uma das maiores honras que já tive”, disse a médica veterinária.

No setor de internamento de pequenos animais, Laryssa vivencia momentos desafiadores muito presentes na profissão. Lidar com pacientes debilitados, em estados críticos, que precisam de cuidados intensivos faz parte de sua rotina profissional.

Apesar das situações difíceis, para a egressa é extremamente gratificante observar de perto a evolução de cada paciente, as pequenas vitórias diárias, como vê-los se alimentar sozinhos ou conseguir passear. Laryssa afirma que encontra motivação nesses momentos, para buscar o melhor para seus pacientes e cumprir com os deveres da profissão escolhida e amada por ela.

“A rotina como médica veterinária tem sido enriquecedora, pois a cada dia tenho a oportunidade de aperfeiçoar minhas condutas, respeitando a particularidade de cada paciente. O dia a dia consiste basicamente em atendimentos, vacinações, procedimentos cirúrgicos, atendimentos em domicílio… Busco sempre organizar meus atendimentos diários para conciliar com os plantões”, explicou Laryssa sobre sua rotina.

Além do trabalho no HOVET, a médica veterinária atua na clínica HarmonyVet e é responsável técnica e médica veterinária da Casa do Fazendeiro Pet, juntamente com o Dr. Kevin dos Santos, também egresso da instituição. “Abrimos a clínica juntos, esse ano, e realizamos os atendimentos voltados para pequenos animais”, explicou Laryssa.

Além da graduação

Na graduação, Laryssa fez parte do Projeto de Extensão Aprimoramento Prático em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Durante sua participação, a egressa teve a oportunidade de atuar nos setores de clínica, anestesia e cirurgia do HOVET. “A experiência foi muito enriquecedora, pois pude acompanhar a rotina de três setores diferentes, porém interligados, ambos com preceptores ímpares à frente, sempre muito solícitos, que me ensinaram e incentivaram muito”, relatou.

Laryssa cursou Medicina Veterinária com bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), e desde o início já sabia da importância de agarrar as oportunidades de ampliar o conhecimento e as experiências durante o período de formação. A egressa construiu, ainda na graduação, uma base sólida para alcançar seus objetivos.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.