(88)99216-3040

Educação Física: Licenciatura ou Bacharelado?

O profissional da Educação Física é cada vez mais necessário no dia a dia da sociedade. Ele é responsável pelo bem-estar das pessoas através da prática de atividades físicas, além de planejar, supervisionar e coordenar programas esportivos e recreativos.

21/03/2023 14:05 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Escolher um curso de graduação para seguir carreira é um dos maiores desafios dos estudantes. E quando além do curso ainda existe a dúvida de qual área atuar na profissão?

Pensando nisso, nesse texto vamos esclarecer as diferenças entre as áreas de Licenciatura e Bacharelado do curso de Educação Física.

O profissional da Educação Física é cada vez mais necessário no dia a dia da sociedade. Ele é responsável pelo bem-estar das pessoas através da prática de atividades físicas, além planejar, supervisionar e coordenar programas esportivos e recreativos.

Licenciatura

O curso de Licenciatura Educação Física prepara o estudante para atuar na carreira de professor. Ele pode ensinar na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, bem como realizar pesquisas na área científica.

É um amplo mercado de trabalho com um importante papel na sociedade, também diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física e esporte com crianças, jovens, adultos e idosos, junto às instituições de educação básica de gestão pública ou privada, bem como, outras áreas de atuação do licenciado em Educação Física.

Bacharelado

O Bacharel em Educação Física pode atuar em diversas áreas, com exceção da carreira de professor em instituições de ensino, exclusiva do licenciado.

Ele pode atuar em: academias, ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, programas de atividades físicas e etc.

Este poderá estar em um grande universo de áreas que contemplem atividades de planejamento, execução e avaliação de programas de atividades físicas individuais e em grupo abrangendo crianças, jovens, adultos e idosos.

Diferenças

As duas modalidades têm importantes papéis a desempenhar, sendo que o bacharel não pode ser professor de escola, assim como o licenciado não pode atuar em academias.

Isso, no entanto, não impede que o aluno busque uma formação complementar nas duas áreas de atuação, ampliando ainda mais o seu leque de opções no mercado profissional.

Bacharelado em Educação Física é na Unileão

Os estudantes que optam pelo curso de Bacharelado em Educação Física da Unileão adquirem conhecimentos em saúde, fitness, recreação e lazer, iniciação e treinamento esportivo, sendo capazes de atuarem com as diversas manifestações corporais e de movimento.

Bacharéis formados pela Unileão poderão engajar-se no mercado de trabalho como:

  • Profissionais liberais;
  • Instrutores de academia (musculação e treinamento físico);
  • Técnicos de diversas modalidades esportivas;
  • Responsáveis por conduzirem atividades físicas em hotéis, SPAs, centros de treinamentos esportivos, clubes e em outras instituições que oferecem serviços de prevenção e promoção da saúde com programas de atividades físico-esportivas e de lazer.

Licenciatura em Educação Física é na Unileão

O curso de Licenciatura em Educação Física da Unileão forma professores capacitados para intervirem acadêmica e profissionalmente em atividades físicas e pedagógicas de alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio.

O campo de atuação dos licenciados em Educação Física abrange os estabelecimentos de educação formal em todos os níveis. Esses profissionais possuem a capacidade de atuação em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã.

Os professores formados no curso de Licenciatura em Educação Física da Unileão são aptos a desempenharem atividades de:

  • Coordenação;
  • Planejamento;
  • Execução e avaliação de programas de Educação Física para crianças, jovens, adultos e idosos em instituições de educação básica de gestão pública ou privada.

Complexo Esportivo da Unileão

A comunidade acadêmica da Unileão pode aproveitar as possibilidades oferecidas pelo Complexo Esportivo da Instituição. Destinado à prática esportiva e ao aprendizado, o espaço conta com uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e Academia-Escola.

Além da prática de atividades físicas para a comunidade acadêmica, o Complexo Esportivo também é utilizado como laboratório pelos alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, durante as aulas que integram teoria e prática, onde são realizados também alguns atendimentos para a comunidade.

Ingresse na Unileão em 2023.1

Vestibular Digital 2023.1

O Vestibular Digital 2023.1 é um processo seletivo que garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line e oferece a possibilidade de os estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições. A prova consiste em uma redação dissertativa-argumentativa, com tempo máximo de uma hora e trinta minutos para sua conclusão.

Inscreva-se no Vestibular Digital 2023.1 da Unileão!

O processo seletivo é gratuito e o resultado da seleção é divulgado em até 48 horas após a realização da prova, por meio de e-mail, SMS e através da ficha de inscrição. Os candidatos aprovados garantirão condições especiais para a matrícula, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*, concedidas de acordo com o desempenho dos estudantes, conforme prevê o edital.

Confira o edital do Vestibular Digital 2023.1!

Ver retificação Nº1

Utilize sua nota do ENEM

O tempo de tirar os sonhos do plano das ideias e transformá-los em realidade chegou. Na Unileão, os estudantes que estão prontos para carreiras de sucesso encontram suporte de uma educação de excelência para fazer isso acontecer. Quem tem nota do Enem, a partir da edição de 2010, encontra ainda mais facilidade para ingressar na Instituição em 2023.1 por meio de um processo seletivo com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 50%. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Utilize sua nota do Enem para ingressar na Unileão!

Confira o edital do processo seletivo!

Ver retificação Nº1

Transferidos ou graduados

Para aqueles que estão cursando uma graduação, mas se sentem incompletos, ou para aqueles que finalizaram um curso, mas desejam traçar outro caminho em direção à plenitude, é possível ingressar em um dos cursos de graduação da Unileão em 2023.1 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e, ainda, aproveitar de condições especiais durante todo o curso.

No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão, desde que preenchidos todos os requisitos do programa para o procedimento.

Transfira seu curso para a Unileão!

Ingresse como graduado na Unileão!

Retorno ao curso na Unileão em 2023.1

Para queles estudantes que precisaram trancar ou abandonar as suas graduações, chegou o tempo de sonhar de novo. A Unileão oferece condições especiais de retorno ao curso em 2023.1.

Retorne ao seu curso em 2023.1!

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.


COMPARTILHE: