Aluno do curso de Psicologia da Unileão é aprovado em intercâmbios voluntários na Tailândia e se torna líder na IYD Brasil

Luiz Gabriel Rocha de Lucena Santos conquistou a aprovação nos intercâmbios pela Openmind Projects e pela Bangkok University International, além de ter sido aprovado no processo seletivo da IYD Brasil, o maior movimento pelo Dia Internacional da Juventude no mundo.

28/03/2023 09:28 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O discente do 10° semestre do curso de Psicologia da Unileão, Luiz Gabriel Rocha de Lucena Santos, conquistou aprovação em dois intercâmbios voluntários na Tailândia, pela Openmind Projects e pela Bangkok University International. O aluno também foi aprovado no processo seletivo da IYD Brasil, o maior movimento pelo Dia Internacional da Juventude no mundo.

O estudante contou que os incentivos na preparação para os processos de seleção foram importantes e que pensou no reconhecimento a nível nacional e internacional, e no sentido do trabalho que será desempenhado. Segundo ele, a formação da Unileão também foi essencial. “Ela é motivadora, aposta mesmo no aluno, faz a gente enxergar outros meios e caminhos e não deixa a gente desistir. É uma formação para além da sala de aula”, afirmou o discente.

Jornada de conquistas

Gabriel sonhava em fazer intercâmbio desde os tempos de escola, e ao longo dos anos desenvolveu interesse e admiração pela riqueza cultural da Tailândia, lugar onde vai realizar o sonho antigo. “Escolhi fazer parte para impactar a vida das pessoas de maneira eficaz e aprender a cultura deles, seu modo de viver e ver a vida. Sempre desejei ajudar o próximo e lá vejo que serei bem aproveitado junto ao meu repertório cultural e técnico”, explicou o jovem. O intercâmbio terá início em 20 de dezembro de 2023, se estendendo até 10 de fevereiro de 2024. Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão: ensino de inglês no exterior, ecoturismo e conservação da vida selvagem, treinamento em informática, educação em saúde e mais.

Os processos seletivos foram desafiadores e exigiram muita dedicação. Para os intercâmbios, Gabriel passou por entrevistas, realizou provas, e produziu cartas de apresentação em inglês e português. Todo o esforço valeu a pena e o aluno alcançou os objetivos desejados. “Nunca imaginei em toda a minha vida alcançar tantas conquistas no decorrer da graduação. A sensação é inexplicável, é uma mistura de frio na barriga com vontade de transformação e aplicação do que foi aprendido”, declarou Gabriel.

Sobre a aprovação na IYD Brasil, o discente contou que trouxe para ele o sentimento de autoconfirmação do que almeja para sua carreira profissional. Na organização, Gabriel vai atuar diretamente na produção do Dia Mundial da Juventude, comandar as equipes de ação e cuidar de suas interações e capacitações.

Extensão, uma ferramenta transformadora

Na graduação, Gabriel se preocupou em se envolver ao máximo com a comunidade acadêmica e externa através de projetos e experiências que ultrapassam as salas de aula convencionais. O aluno é presidente do Programa de Pesquisa e Extensão Juntos Comigo, e do Projeto de Pesquisa e Extensão Time Enactus Unileão, além de ser representante discente.

Fazer parte dos projetos e programas de extensão incentivados pela Unileão, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), é um diferencial importante para a formação profissional e pessoal dos alunos. “A experiência é resumida em uma palavra: desafiadora! E sua importância é imensurável, partindo do ponto que no que eu faço eu não só me desenvolvo enquanto ser humano, mas ajudo outras pessoas também, bem como faço atividades em comunidades externas que necessitam de ajuda”, relatou Gabriel.

Por um mundo melhor

No exercício da profissão, Gabriel deseja impactar as pessoas de forma positiva, ajudá-las a se desenvolver e torná-las mais conscientes, contribuindo dessa forma para a construção de um mundo melhor. “Quero ajudar as comunidades a se desenvolverem porque acredito que a mudança só acontece quando trabalhamos com paixão”, concluiu o jovem.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.