Unileão promove a Semana da Biblioteca e lança a segunda edição do Concurso Cultural Cordelando em abril

05/04/2023 11:28 am - Atualizado em 05/04/2023 11:29 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

As Bibliotecas Prof. Vladenir Pontes Menezes, do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), irão promover a Semana da Biblioteca, de 10 a 14 de abril. O evento acontece em comemoração ao Dia Nacional da Biblioteca, celebrado em 9 de abril. Na programação estão incluídas diversas atividades, lançamentos, ações, além da 2a edição do Concurso Cultural Cordelando.

Lançamentos

Durante a semana será lançada a Unitec@, um espaço digital com obras de acesso aberto, rápido e fácil. Esse repositório traz aos usuários um acervo composto de publicações digitais que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores, sendo de livre divulgação.

Também será lançado o Sistema BIA, um gerenciador automático de fichas catalográficas, ferramenta essencial para a organização, disseminação e acesso à informação. Além do Sistema BIA, as bibliotecas lançam o Sistema COMUT, que faz a comutação de materiais bibliográficos entre bibliotecas de todo o mundo.

Oficinas e concurso

A programação conta com a “Oficina qualquer dia, qualquer hora: uso das ferramentas tecnológicas na busca da informação”, que acontecerá dia 13 de abril nas ilhas digitais das bibliotecas; e com a oficina de xadrez, a ser realizada nas bibliotecas no dia 14 de abril. O evento também traz a 2a edição do Concurso Cultural Cordelando, com certificado para os participantes do concurso e premiação para os vencedores.

2a edição do Concurso Cultural Cordelando

A 2a edição do Concurso Cultural Cordelando premiará o(a) autor(a) do melhor cordel com um kit de livros e divulgação do cordel na Cordelteca Josenir Lacerda; o 2° e 3° lugares também serão divulgados. Poderão participar da ação alunos da Unileão, que demonstrarão suas habilidades na produção escrita da literatura de cordel. Todos os participantes receberão certificado pelo concurso.

As inscrições poderão ser realizadas do dia 11 de abril até o dia 12 de maio, nos horários das 7h30 às 22h, de segunda a sexta-feira. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada, pessoalmente, em umas das bibliotecas da Unileão. Os alunos deverão entregar as suas produções nas bibliotecas da instituição, impressas no formato e estrutura da literatura de cordel, de acordo com a sua criatividade. No ato da entrega do cordel nas bibliotecas, será preenchida uma ficha de inscrição com os dados dos autores. As três melhores produções serão avaliadas e farão parte do acervo da Cordelteca Josenir Lacerda. O edital de participação no concurso cultural pode ser consultado para maiores informações e detalhes de envio do cordel por meio deste link.

Confira aqui o Edital completo do concurso Cordelando!

Cordelteca Josenir Lacerda

A Cordelteca conta com um acervo de mais de 500 cordéis e visa resgatar e valorizar a literatura de cordel da nossa região, reunindo a comunidade acadêmica da Unileão na produção e leitura desses materiais. O espaço é dedicado à valorização e divulgação da literatura de cordel, sendo o primeiro do Cariri a catalogar, indexar, e divulgar os folhetos de cordéis, que são frágeis nas suas características físicas, objetivando assim a sua preservação.

O local é batizado em homenagem à poetisa e cordelista Josenir Lacerda, conhecida e premiada pelo seu cordel intitulado “O Linguajar Cearense” e suas mais de 70 obras publicadas. Josenir é cocriadora da Academia de Cordelistas do Crato e a primeira mulher caririense a fazer parte da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), onde foi empossada no ano de 2011, ocupando a cadeira de número 37.

Mais sobre o Dia Nacional da Biblioteca

Com o objetivo de incentivar a leitura e demonstrar que ela é ferramenta crucial para a educação e formação dos indivíduos, o dia 9 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Biblioteca. A data surgiu em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980.

10/04 – Lançamento da Unitec@

11/04 – Lançamento da 2a edição do Concurso Cultural Cordelando

12/04 – Lançamento do sistema BIA

13/04 – Lançamento do sistema COMUT