Grupo de estudos Psicanálise e Contemporaneidade abre seleção para novos membros

As inscrições devem ser realizadas no período de 17 a 28 de abril, por meio de formulário on-line.

17/04/2023 09:00 am - Atualizado em 25/04/2023 12:00 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O grupo de estudos “Psicanálise e Contemporaneidade” está com processo seletivo aberto para novos membros. Os interessados em se inscrever terão entre os dias 17 e 28 de abril para preencherem o formulário disponível neste link e anexar uma carta de intenção de uma lauda manifestando seu interesse em participar do grupo.

Serão disponibilizadas 10 vagas para os alunos matriculados no curso de Psicologia da Unileão. Já as atividades estão programadas para acontecerem no período de 4 de maio a 17 de agosto de 2023, sendo 11 encontros remotos semanais de 1h30, totalizando uma carga horária de 15h. Haverá emissão de certificado.

Inscreva-se aqui!

O grupo de estudos “Psicanálise e Contemporaneidade”, coordenado pelo prof. Raul Max, tem como propósito fundamental analisar as produções bibliográficas do campo psicanalítico que foram lançadas ou relançadas desde o início da pandemia de Covid-19. As obras selecionadas serão as que problematizam a contemporaneidade como conceito crucial para a prática clínica e institucional.

Os alunos que participarem terão a oportunidade de discutir sobre os impasses contemporâneos a partir do pensamento crítico oriundo da práxis psicanalítica. Durante os encontros, será traçado um percurso sobre o mal-estar do sujeito na contemporaneidade, considerando as mudanças mais recentes do laço social: a dor como sintoma, a prevalência do corpo na cultura do narcisismo e os efeitos do mundo digital que estamos experimentando na atualidade.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.