Unileão investe em energia solar e deixa de emitir no meio ambiente mais de 13 toneladas de resíduos por mês em 2022

Confira abaixo o gráfico de evolução de energia solar da Instituição desde 2016.

08/05/2023 13:44 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A energia solar, ou seja, a luz e o calor provenientes do sol, é indispensável para a manutenção da vida na Terra. Desde os primórdios das civilizações, ela ajuda no desenvolvimento de diversas atividades, da alimentação até a produção de ferramentas. Hoje, ela ganhou novos sentidos, sendo umas das principais fontes renováveis e alternativas para a produção de energia elétrica.

Sendo reconhecida como uma das Instituições que mais pensa e executa ações sustentáveis em todo interior do Ceará e Nordeste e tendo a sustentabilidade como uma premissa para o desenvolvimento das suas missão, visão e valores, a Unileão escolheu a energia solar como principal fonte de geração de energia, por ser menos agressiva ao meio ambiente, com a criação do parque de energia solar, situado no campus Lagoa Seca.

Energia solar na Unileão: conheça o caminho para a autossuficiência energética

Ainda em 2015, a Unileão começou com a montagem do sistema fixo de energia solar Satrix. As placas solares começaram a funcionar em fevereiro de 2016 e produziram, naquele ano, 229.975 kWh de energia limpa. Em 2017, a Unileão aderiu ao sistema heliotrópico de painéis móveis Autoterm, que capta melhor a luz solar por seguir a posição do Sol, imitando o “comportamento” de um girassol. A montagem do protótipo ocorreu em maio do mesmo ano, quando foram realizados os testes de produção. Em seguida, as demais placas foram adquiridas e as obras de instalação iniciadas em setembro de 2017, no campus Lagoa Seca.

O sistema móvel teve sua montagem e funcionamento do teste de carga iniciados no ano seguinte, em julho de 2018. A primeira fileira foi completamente instalada e começou a funcionar em setembro do mesmo ano. As obras continuaram a todo vapor em 2019. Em 2020, o campus Lagoa Seca foi totalmente abastecido por energia solar. Em meio a um ano atípico, a Unileão passou a ser completamente autossuficiente em energia elétrica.

2021 foi um ano atípico no funcionamento presencial, como 2020. Nesse ano, a Unileão produziu 1.250.746 Kw/h, mantendo a autossuficiência energética já alcançada.

Confira mais práticas sustentáveis da Unileão no Relatório de Sustentabilidade 2022!

Mais de 13 toneladas de resíduos deixados de emitir no meio ambiente por mês

Em 2022, as usinas solares do campus Lagoa produziram, através do sistema de produção de placas heliotrópicos, 966.890 kWh, e através do sistema fixo, 251.700 kWh. Com três mil placas produzindo energia solar, renovável e limpa, a Instituição deixa de emitir no meio ambiente mais de 13 toneladas de resíduos por mês. Esses deixarão de poluir a água, a terra e o ar.

Um centro universitário voltado para o futuro sustentável

Para início ainda em 2023, a Unileão realizará a ampliação e instalação de novas usinas, o que terá um investimento em torno de 5 milhões de reais, com a geração de mais de 600 KVA de carga, ou 1,5 milhões de Kw/h ano. Isso evitará a geração de mais de 30 toneladas de resíduos por mês.