Aluno do curso de Direito da Unileão foi um dos finalistas do Prêmio Young Leaders for Education e conquistou bolsa de intercâmbio

João Jonas Ferreira da Silva, estudante FIES da instituição, foi um dos finalistas do Prêmio Young Leaders for Education promovido pela Universidade de Valência, na Espanha, em parceria com o banco Santander.

07/06/2023 15:01 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O discente João Jonas Ferreira da Silva, do curso de Direito da Unileão, foi um dos finalistas do Prêmio Young Leaders for Education promovido pela Universidade de Valência, na Espanha, em parceria com o banco Santander. O estudante conquistou uma bolsa de intercâmbio e recebeu incentivo financeiro da Unileão para suprir gastos da viagem.

Desafios e conquistas

Desde o início da faculdade o aluno desejava fazer parte de projetos de intercâmbio, por acreditar na interdisciplinaridade como ferramenta de aprendizado. O conhecimento de outras culturas, línguas, credos, são para ele, essenciais na vida acadêmica de todos os alunos.

Jonas se inscreveu na plataforma “Santander becas” para concorrer ao prêmio. “No meu projeto falei sobre o uso de inteligência artificial no fortalecimento do aprendizado empreendedor e inovador, coligado com o ensino personalismo e o monitoramento do aprendizado de cada aluno”, explicou ele.

O processo de seleção contou com duas etapas. Na Fase I, os participantes realizaram testes de habilidades e competências e, na Fase II, foram elaboradas cartas de motivação, e um breve relato respondendo à pergunta “Qual é a sua visão do Futuro da Educação?”.

Participaram do processo estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de mil universidades da Argentina, Brasil, Chile, Alemanha, Colômbia, México, Peru, Polônia, Portugal, Espanha, Uruguai, Estados Unidos e Reino Unido.

“Sabendo que foram mais de 30.000 candidatos e eu fui selecionado para fazer parte dos apenas 20 pertencente ao meu eixo: Impulsando el emprendimiento y la innovación, é uma honra muito grande, conjunta com o sentimento de retribuição por toda essa jornada que me propus a trilhar, quando decidi adentrar na faculdade apesar das dificuldades de ter que estudar e trabalhar”, contou Jonas.

O aluno relatou que um dos fatores primordiais para a aprovação no programa foi um projeto que realizou durante a pandemia de COVID-19 em seu Instagram, denominado “DIREITO SIMPLIFICADO, DIREITO DO POVO”, onde ensinou e orientou sobre direitos e deveres de todos enquanto cidadãos brasileiros.

Incentivar e educar

A conquista de Jonas veio acompanhada de mais um desafio, a bolsa não cobria todos os gastos financeiros necessários. O estudante cursa a graduação com bolsa FIES e arcar com a viagem seria difícil, mas ele não desistiu e buscou apoio na Unileão, que tem como um de seus pilares o incentivo às experiências que transcendem as salas de aula durante o processo formativo dos alunos.

“Além de toda a estrutura física e do corpo docente preparadíssimo, que me auxiliou durante toda minha formação, quando solicitei junto a instituição um apoio financeiro para suprir gastos que a bolsa não cobria, a instituição e seus profissionais não pouparam esforços para me ajudar nessa jornada”, afirmou o discente.

Cursar Direito na Unileão

Jonas sempre sonhou em cursar a graduação em Direito e contou que escolheu a Unileão por acreditar que ela possui os melhores resultados, estrutura, profissionais e condições para seus alunos: “Só o fato de saber que a instituição se preocupa em garantir que seus alunos tenham a melhor estrutura da região do Cariri, aliada com profissionais super qualificados, não resta dúvidas que isso, mesmo que o aluno na hora não perceba, gera mais oportunidades pessoais e profissionais em sua vida”, explica o estudante.

O jovem disse que o que o motiva dentro do curso de Direito é a oportunidade de fazer justiça, dar voz a quem deve ser ouvido e, principalmente, evitar que muitas injustiças ocorram.

Jonas representa tudo que a Unileão acredita e transmite, através dos professores que atuam dentro e fora das salas de aula, dos projetos e programas sociais e culturais, das ações de incentivo à pesquisa e extensão e tantas outras ações que traduzem o carinho e afeto pelos seus estudantes.

Sobre o reconhecimento que recebeu, o aluno disse: “O sentimento é de gratidão, pois diante de todas a dificuldade de estudar e trabalhar, quando nos deparamos com esse tipo de reconhecimento, não nos resta outra coisa a não ser a gratidão e a sensação de que tudo, exatamente tudo, tem um propósito. No final, todo o esforço vale a pena”.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.