Professora e alunos do curso de Enfermagem da Unileão publicam dois capítulos de livro

Os capítulos produzidos foram publicados no livro “Qualidade de vida na saúde do idoso” e podem ser acessados gratuitamente on-line.

21/06/2023 08:36 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A professora Andrea Couto Feitosa, do curso de Enfermagem da Unileão, produziu e publicou dois capítulos de livro, juntamente com 10 discentes da IES. As produções são intituladas: “Assistência realizada por acadêmicos de enfermagem a idosos institucionalizados: relato de experiência” e “Ocorrência de lesão por pressão em pessoas idosas hospitalizadas: relato de experiência”. Elas foram publicadas no livro “Qualidade de vida na saúde do idoso”, que pode ser acessado gratuitamente através deste link.

Acesse aqui as publicações!

Sobre a experiência, um dos autores e aluno do 8º semestre de Enfermagem, Marcolino Ribeiro Silva, disse: “Ter a oportunidade de desenvolver a habilidade com a produção de trabalhos acadêmicos é sem dúvidas algo essencial na caminhada acadêmica que impactará diretamente no sucesso dentro do mercado de trabalho de cada discente. Publicar o capítulo de livro em parceria com colegas competentes e dedicados reforça ainda mais o desejo de agregar conhecimentos científicos que contribuem para uma sociedade mais rica e desenvolvida”.

Todo o processo de pesquisa, escrita e construção das produções científicas contou com desafios e conquistas. O tema envolve os cuidados de enfermagem à pessoa idosa e os autores encontraram algumas dificuldades relacionadas à complexidade e amplitude do assunto que engloba vários aspectos fisiológicos, além do preconceito social que o grupo de pessoas em questão vivenciam.

Apesar dos desafios, os estudantes e a professora conquistaram espaço para publicação e consideram que a produção se tornou bastante importante para o conhecimento geral na área abordada. O grupo de alunos que fez parte de todas as etapas de construção dos trabalhos considera que a participação dos professores no incentivo à produção científica é extremamente importante, tendo em vista as dificuldades vivenciadas pelos acadêmicos no desenvolvimento e inserção no meio.

“A produção do manuscrito foi extremamente importante para minha percepção da realidade em que a pessoa idosa está inserida hoje no Brasil, tanto em questões socioeconômicas, como no âmbito da saúde-doença. Realizar trabalhos nessa área e publicá-los como capítulo de livro foi uma grande realização, tanto para mim quanto para meus colegas, possibilitando nosso conhecimento sobre o assunto, enfatizando a importância da enfermagem no contexto do cuidado à pessoa idosa”, relata um dos autores e aluno do 8º semestre de Enfermagem, José Nacélio da Silva Ferreira.

O auxílio e orientação dos professores em produções científicas é essencial para que os alunos se identifiquem com escrita, normas e formatação. O corpo docente da Unileão se preocupa com a qualificação de seus estudantes, tanto na área do conhecimento quanto da pesquisa, e está sempre buscando inovar e participar ativamente na formação científica e profissional de cada um. Esses hábitos trazem benefícios, não só para o aluno e para o professor, mas também para a instituição de ensino.

Confira abaixo todos os autores:

Alana Félix Parente – 7º Semestre – Enfermagem

Andréa Couto Feitosa – Professora do curso de Enfermagem

Antonio Josimar Silva Ferreira – 6º semestre – Enfermagem

Caroline da Silva Santos – 7º Semestre – Enfermagem

Felipe Sebastião Gonçalves Pinheiro – 7º semestre – Enfermagem

Jean Victor Gomes Lima Monte – 7º Semestre – Enfermagem

José Nacélio da Silva Ferreira – 8º semestre – Enfermagem

Marcolino Ribeiro Silva – 8º semestre – Enfermagem

Paloma Pereira da Silva – 7º semestre – Enfermagem

Ranielle Silvestre Gomes – 7º semestre – Enfermagem

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.