Curso de Psicologia abre inscrições para Grupo de Estudos em Psicanálise e Arte Brasileira

Dentre as obras analisadas, estarão textos de Machado de Assis e Clarice Lispector, além de músicas de Rita Lee e Caetano Veloso.

14/07/2023 16:26 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Divulgar e difundir o conhecimento psicanalítico através de suas publicações mais recentes, que mantêm uma interface com as artes: essa é a proposta do Grupo de Estudos Psicanálise e Arte Brasileira, atividade de extensão ligada ao curso de Psicologia da Unileão. Os estudantes interessados em participar das discussões devem escrever uma carta de intenção e enviá-la ao e-mail institucional do professor orientador: [email protected] O prazo para este envio começa em 1º de agosto e segue até o dia 19, com resultado previsto para o dia 21. Serão ofertadas 10 vagas.

Com reuniões quinzenais na plataforma Google Meet – e eventuais encontros presenciais, a depender da atividade programada – a metodologia vai articular psicanálise e arte brasileira por meio de oficinas de reflexão e apreciação artística, da literatura à música, passando também pelo cinema, no período de 22 de agosto a 28 de novembro. As obras discutidas incluem Machado de Assis e Clarice Lispector, Chico Buarque, Caetano Veloso, Rita Lee e Elis Regina. A carga horária prevista é de 40h. Monitores da disciplina “Teorias Psicológicas: Psicanálise” vão participar e auxiliar nos encontros, que terão duração de 2h.

Saiba mais sobre o Grupo de Estudos Psicanálise e Arte Brasileira

A proposta do Grupo de Estudos Psicanálise e Arte Brasileira é justificada pela necessidade de divulgar e difundir o conhecimento psicanalítico através de suas publicações mais recentes, que mantêm uma interface com as artes. Abordar a temática é uma via de reflexão e valorização da cultura e da língua, além de servir como espaço de formação artística e cultural, necessária para a ampliação das perspectivas sobre a constituição da subjetividade e para futuras intervenções no campo da saúde mental.

Grupo de estudos: Psicanálise e Arte Brasileira

Público: estudantes do curso de Psicologia da Unileão

Período de inscrição: 1º a 19 de agosto

Coordenação: Professor Raul Max Lucas da Costa

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.