Egressa do curso de Odontologia é aprovada em programa de mestrado da UFRN

Pamela Tayná ressalta que a convivência com professores e o ensino recebido foram fundamentais para sua aprovação.

28/07/2023 15:49 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Durante o Ensino Médio, Pamela Tayná Matias Bezerra ficou encantada com a forma didática que seu professor de Literatura ensinava e envolvia os alunos. Essa destreza a estimulou e ela quis seguir o mesmo caminho. Assim, a Odontologia não foi uma opção, inicialmente, mas ela não poderia estar mais realizada. Hoje, após concluir o curso com bolsa social, uma parceria da Unileão com a prefeitura de sua cidade, Pamela compartilha sua jornada para que outras pessoas, com histórias parecidas, sintam-se motivadas e engajadas também.

“A Odontologia surgiu para mim em um último instante, mas não poderia estar mais realizada em outra profissão”, conta. A escolha pela Unileão se deu pela proximidade, disponibilidade de bolsas, estrutura e organização do espaço. Ela também ressalta que as pessoas com quem conviveu e a qualidade no ensino recebido foram essenciais para chegar até aqui, além das participações em ligas acadêmicas, monitorias e congressos.

“Ao entrar na graduação, só tive cada vez mais a certeza. E o que mais me incentivou no curso foram assistir às aulas de alguns professores, conviver e ver os trabalhos realizados e publicados pelos que admirava, como professora Marayza Alves, Luciana Mara, Marcilia Ribeiro e professor Thiago Bezerra”, ressalta.

Na Liga de Farmacologia, por exemplo, Pamela integrou alguns projetos de extensão: “Orienta Covid: Informação também é remédio”, “Simplifica LAFARM” e “Caravana do Sorriso”, este último permitiu que ela aprendesse de forma ativa, desenvolvendo a habilidade de repassar informações de maneira didática – sonho iniciado no ensino médio – para o público externo da faculdade, formado especialmente por crianças.

“Tive a honra de ser orientada, ensinada e cobrada a realizar pesquisas para podermos publicar em eventos que foram aparecendo ao longo do curso, realizar ações com meus colegas de Ligas, onde tínhamos que aprender para poder repassar a estudantes do curso ou ao público externo da faculdade, garantindo uma motivação constante pelos professores Walber Castro e Raíra Justino, não podendo deixar de agradecer a Vilson Alencar pelo apoio e incentivo”, destaca.

Publicações em jornadas ou capítulos de livros, bastante valorizados em seleções de mestrados, também constam no currículo de Pamela e são destacados por ela como diferencial neste itinerário acadêmico. “Foram momentos que me permitiram viver a pesquisa, ensino e extensão, fazendo com que aprendesse e melhorasse não somente o currículo, mas também o conhecimento”, afirma.

Nesta jornada, ela pontua que também teve o incentivo de seus pais e familiares, sempre cobrando bons resultados e fazendo-a querer melhorar um pouco mais todos os dias. O apoio afetivo dos amigos e de seu noivo foram igualmente importantes.

Alegria da aprovação e planos para o futuro

A aprovação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) veio no último dia 15 de junho. A indicação para tentá-lo foi da professora Luciana Mara. O maior desafio de Pamela nessa preparação estava em conciliar trabalho e estudos, em um período de tempo relativamente curto. Atualmente assistindo pacientes nas áreas de dentística, prótese e periodontia em uma clínica de Juazeiro do Norte, ela dará uma pausa nos atendimentos para iniciar o mestrado, cujas aulas serão ministradas em Natal a partir de agosto.

Como a carreira acadêmica e a docência sempre foram metas bastante claras na vida da egressa, para o futuro pretende emendar o doutorado e mais duas especializações.

“É muito importante ser posto que todo trabalho realizado, para poder agregar ao meu currículo e conhecimentos, foram sempre com a ajuda de amigos e professores”, ressalta. “De forma a exemplificar, posso citar que, durante as publicações, sempre existe meu nome associado ao de mais quatro ou cinco pessoas, tornando sempre um trabalho em grupo, permitindo essa conquista não ser somente minha, pois houve dedicação de tantos outros, como Ramon Galvão, Sandryelle Rodrigues, Brunno Fonsêca, Glória Dirciola, Neto Vilarouco, Maria Izadora ou Edinardo Fagner. E sem eles eu não conseguiria, pois me acolheram, me ajudaram e todos juntos fomos aprendendo”, finaliza.

Saiba mais sobre o curso de Odontologia na Unileão e as várias formas de ingresso