Unileão felicita pais da comunidade acadêmica neste dia 13 de agosto

Data é oportunidade para ressaltar importância da presença paterna na vida dos filhos.

13/08/2023 08:00 am - Atualizado em 10/08/2023 08:40 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia dos Pais é celebrado em todo o Brasil neste domingo, 13 de agosto. Há exatamente 70 anos, em 1953, o publicitário Sylvio Bhering estabeleceu a data vendo nela uma oportunidade para reunir as famílias. A origem, no entanto, é americana, inspirada no simbolismo do Dia das Mães.

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, reconhecendo a importância dos laços familiares para o desempenho acadêmico, parabeniza a todos os colaboradores, professores e alunos desta Instituição que são pais, agradecendo a cada um pelo empenho, dedicação e amor diários.

Para comemorar a data, esta reportagem conversou com dois pais, membros da comunidade acadêmica da Unileão, sobre as alegrias e os desafios da paternidade.

Pai e colaborador

Há treze anos contribuindo com o Setor Financeiro da Unileão, Climerio Leite ressalta a importância de estar em uma instituição onde a valorização é recíproca e favorece a harmonia neste duplo trabalho, de ser pai e provedor do lar.

“A Unileão é tudo para um profissional, principalmente quando é reconhecido. A gente se sente mais responsável e procura dar o melhor possível, porque é dali que a gente tira o sustento da família, tanto é que tô aqui até hoje, um valorizando o outro”, destaca Climerio, encorajando outros pais a sempre darem “o melhor de si, desde o lar até o ambiente do trabalho”.

Pai de duas filhas, que deram a ele dois netos, Climerio também pontua que entre as atribuições da paternidade a maior delas é a responsabilidade na criação dos filhos, mas a experiência de dividi-la com a mãe é fundamental para superar os desafios.

“É uma parceria muito boa, que auxilia um ao outro, porque a sua vida muda totalmente, você saber que tem que cuidar de uma criança, é um pouco assustador, mas deu certo. Na minha segunda filha, eu já estava bem mais sossegado [risos]”, diz.

Pai e professor

Docente do curso de Fisioterapia há dez anos, Rômulo Bezerra desempenha uma tarefa educativa em casa e em sala de aula. Ele é pai de dois filhos (um menino, de 10 anos, e uma bebê, de 8 meses) e pontua que um dos maiores desafios nessa dupla missão é conciliar o tempo.

Ele reconhece que, às vezes, é angustiante não estar tão presente no dia a dia das crianças por causa das inúmeras atribuições de professor. Mesmo assim, busca ressignificar as jornadas, porque “tanto na universidade quanto na paternidade, a gente vai ter uma das principais missões do mundo, que é educar”.

Essa responsabilidade o faz consciente de que “se você educa bem um filho, mostra a ele o caminho correto da vida, a gente consegue trazer isso também para a Instituição, para os alunos”. Afinal, as funções de pai e educador são complementares.

Outro desafio, na opinião do professor, está no “dever que todo pai tem de não falhar com os filhos” e de “estar sempre junto em todos os momentos da vida, de alegria, de tristeza, de vitória ou de derrota”.

O que fazer neste Dia dos Pais

Confira algumas dicas de atividades para esta data especial:

• Assistir a um filme ou alguma programação de entretenimento;
  • Preparar uma receita de família;
  • Praticar algum esporte, como ciclismo, caminhada ou corrida (se os filhos forem ainda pequenos, brincar em pracinhas perto de casa; se os pais forem já idosos, aproveitar o mesmo espaço e levá-los para dar um passeio);
  • Fazer uma chamada de vídeo ou ligação telefônica, caso estejam longe.