Evento do curso de Psicologia promove conversa sobre a práxis Freiriana

O objetivo foi colocar em debate os preceitos do educador Paulo Freire, buscando as relações entre o fazer psicológico e a educação.

23/08/2023 10:46 am - Atualizado em 23/08/2023 10:53 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Psicologia da Unileão promoveu, na noite desta segunda-feira (21), uma ação de extensão intitulada: “Psicologia e Educação Popular: conversas sobre a práxis freiriana”, em parceria com a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA).

A proposta do evento foi promover discussões sobre os princípios do educador pernambucano Paulo Freire, buscando as relações entre o fazer psicológico e a educação. Alunos do curso de Psicologia e membros da comunidade externa interessados no tema se reuniram para participar dessa iniciativa.

O evento começou com a exibição do documentário “40 Horas na Memória”, gravado em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, em 2013, com depoimentos de pessoas que experimentaram a teoria educacional proposta por Freire.

Após a exibição, uma mesa-redonda foi composta pelo professor André Lima, supervisor de estágio em Psicologia da Unileão e que durante a graduação participou de projetos de Educação Popular; e Joelmir Pinho, educador popular, escritor, diretor geral da EPUCA e assessor técnico da Secretaria de Cultura do Crato.

Em suas falas, eles enfatizaram a extensão universitária e a necessidade de ela ir além dos muros das instituições de ensino, assim como defendeu Paulo Freire no início da década de 1960.

Os estudantes participaram ativamente do debate, questionando os temas abordados no documentário e estabelecendo conexões com suas próprias experiências familiares e educacionais.

Confira alguns registros!

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.