Professores e egressos de Enfermagem publicam artigo em revista da Escola de Saúde Pública do Ceará

Estudo é fruto de um trabalho conjunto que investigou experiências de abortamento.

23/08/2023 10:13 am - Atualizado em 23/08/2023 10:15 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Recentemente, docentes e egressos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) publicaram um trabalho conjunto na conceituada revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará (Cadernos ESP). Os autores são os professores Andréa Couto Feitosa e Hercules Pereira Coelho, juntamente com os egressos Sara Virgínia Nogueira do Nascimento Gualberto, Francielton de Amorim Marçal, Crisângela Santos de Melo e Janayle Kéllen Duarte de Sales.

Intitulado “Abortamento: Vivências e Sentimentos das Mulheres”, o artigo lança luz sobre as experiências emocionais das mulheres diante do processo de abortamento. O estudo concentrou-se na vivência das mulheres atendidas em uma Unidade de Saúde da Família no município de Juazeiro do Norte. O objetivo principal foi conhecer os sentimentos e as experiências dessas mulheres em um momento delicado de suas vidas, o abortamento. Além disso, representa mais um passo em direção à melhoria dos cuidados de saúde e à valorização das vozes das mulheres em circunstâncias difíceis.

Acesse o artigo na íntegra!

Publicado na edição de número 17, volume 1 (2023) da revista, o artigo não apenas enriquece o conhecimento científico, mas também realça a importância de explorar temas sensíveis dentro do campo da saúde. A pesquisa oferece uma perspectiva valiosa para os profissionais da área e para a comunidade em geral, promovendo uma compreensão mais profunda das questões emocionais e psicológicas enfrentadas pelas mulheres em situações de abortamento.

O periódico Cadernos ESP é amplamente reconhecido por sua contribuição ao avanço do conhecimento em saúde pública e, ao ser classificado no Qualis CAPES B4, o artigo reafirma sua qualidade e relevância no cenário acadêmico. Os interessados podem acessá-lo na íntegra e explorar as percepções compartilhadas pelas mulheres participantes, bem como as implicações práticas para os profissionais de saúde.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.