“PSIEDUC” leva diálogos sobre saúde mental para profissionais da Educação

Projeto de extensão foi realizado em duas escolas públicas de Juazeiro do Norte.

23/08/2023 12:01 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Psicologia da Unileão realizou, de 31 julho a 10 de agosto, o projeto de extensão “PSIEDUC: Dialogando com Profissionais da Educação sobre Saúde Mental” em duas escolas localizadas em Juazeiro do Norte.

Coordenado pelo professor Francisco Francinete Leite Junior, o projeto é executado por estagiários de “Psicologia e Processos Educativos” e alunos colaboradores de outras ênfases. A ideia, segundo o coordenador, surgiu durante as práticas realizadas pelos estagiários nos ambientes escolares. Eles perceberam a necessidade de fortalecer a rede de cuidado e suporte oferecido às crianças e aos adolescentes, com enfoque no “cuidado do cuidador”.

Na escola Pelúsio Correia de Macêdo, de ensino fundamental, por exemplo, os estagiários trabalharam com os funcionários e professores o tema: “Comunicação não violenta e Relações Interpessoais”. Já na escola de ensino médio Governador Adauto Bezerra, o tema trabalhado com os professores da área de Linguagens, Ciências Exatas e Humanas foi “Saúde Mental e Autocuidado”.

A estudante Maria de Fatima Alves dos Santos está no 8° semestre de Psicologia e participou do projeto como extensionista. Ela cita a experiência da oficina “painel dos sonhos”, em que os profissionais trouxeram reflexões sobre o autocuidado.

“Foi muito prazeroso a oficina que colocamos em prática, percebemos que o autocuidado está no ato mais simples, como parar um pouco do seu tempo e tomar um sorvete, refletir como foi o seu dia e tirar um tempo para você”, afirma a estudante, acrescentando que a oportunidade de falar sobre um assunto importante, de forma didática e dialógica, foi “um aprendizado mútuo”.

Graziely de Oliveira Soares, também do 8º semestre, diz que a experiência contribuiu significativamente para a sua formação acadêmica e até para a superação de alguns desafios, como ter voz ativa e gerir um grupo de pessoas. “Pude observar uma grande participação dos envolvidos, momento em que trouxeram suas perspectivas e questionamentos. Foi um espaço em que eles tiveram a oportunidade de se abrir, enquanto eu de agir, como mediadora, a fim de produzir um processo de ressignificação neles e transferência de conhecimento para sua saúde mental. Com a minha atividade pude melhorar, ainda que um pouco, a saúde mental dos professores ali presentes”, considera.

Segundo a diretora administrativa da Escola Pelúsio Correia, Francylucy Macedo Machado, o projeto consegue atender a uma demanda para a qual ainda não há atendimentos e é altamente necessária, principalmente porque muitos pais não têm condições de pagar um psicólogo para os filhos ou não conseguem este atendimento pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. “As meninas fazem um ótimo trabalho orientando alunos, pais e nos alertando de situações de risco, nos orientando como agir em determinados casos”, afirma a diretora.

Confira alguns registros!

Saiba mais sobre o projeto “PSIEDUC”

O projeto “PSIEDUC: Dialogando com Profissionais da Educação sobre Saúde Mental” tem como objetivo proporcionar espaços de discussão sobre Saúde Mental e Educação, com ênfase nos profissionais da Educação (Professores e Funcionários), favorecendo trocas interativas e dialógicas, fortalecendo o autocuidado e, consequentemente, o cuidado com o outro. Os temas iniciais foram definidos previamente a partir do diálogo com a gestão das instituições e validado pelas observações.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.