Jornadas que inspiram: estudante de Psicologia da Unileão tem artigo publicado na Revista Interfaces

Ana Caroline é autora do artigo intitulado: A psicologia na educação permanente em saúde em interface com a medicina veterinária: relato de experiência.

18/09/2023 09:09 am - Atualizado em 20/09/2023 15:45 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na Unileão, a jornada dos estudantes é repleta de muito conhecimento e conquistas inspiradoras. Um exemplo disso é Ana Caroline, estudante do décimo semestre do curso de Psicologia, que teve um artigo publicado na Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia da Unileão. Sob o título de A psicologia na educação permanente em saúde em interface com a medicina veterinária: relato de experiência, o estudo destaca a colaboração interdisciplinar entre Psicologia e Medicina Veterinária, ainda considerada inovadora.

A estudante relata como surgiu a ideia para produção do artigo: “a ideia de construir o artigo surgiu devido à observação feita pela professora Indira Siebra durante uma orientação de estágio, na qual ela destacou a escassez de publicações sobre o assunto até aquele momento e enfatizou a importância da atuação da psicologia nessa nova área”.

“O artigo consiste em um relato de experiência que aborda a atuação da psicologia na educação permanente em saúde para graduandos de medicina veterinária, além da oferta de plantão psicológico para tutores em uma unidade hospitalar veterinária. Isso foi realizado por meio de atividades desenvolvidas durante o estágio de psicologia, com o objetivo de promover a prevenção e a promoção da saúde”, relata Ana.

Acesse aqui o artigo na íntegra!

Importância da colaboração interdisciplinar

O trabalho de Ana destaca a importância da colaboração interdisciplinar, ao reunir ambas as áreas, ela demonstra como a união de diferentes campos pode enriquecer a prática profissional. “As contribuições da psicologia para a educação permanente em saúde na medicina veterinária se mostram relevantes para o aperfeiçoamento desses profissionais nas práticas de cuidados paliativos, comunicação não violenta com os tutores e manejo do luto, além de promover a saúde mental”, ressalta a estudante.

Ana também relata que a disponibilização de plantão psicológico no Hospital Veterinário se configura como algo inovador, que agrega qualidade de atendimento ao tutor do animal, construindo uma rede de cuidado integral.

Conheça a trajetória de Ana na Unileão

Ana é estudante do décimo semestre do curso de Psicologia da Unileão, estagiária remunerada na Universidade Federal do Cariri (UFCA), coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia da Libertação e membro ativo na Liga Acadêmica de Psicologia em Fatores Sociais Juvenis (LAPFASJU). Além disso, ela possui capacitação em ABA, formação em Plantão psicológico e Intervenções em crise.

A Unileão proporciona oportunidades excelentes para os alunos, seja através de monitorias, projetos e estágios, como foi o caso de Ana. “Durante minha trajetória na Unileão, desempenhei duas atividades de monitoria nas disciplinas de Sociologia e Psicologia Comunitária. Além disso, participei como aluna voluntária de iniciação científica vinculada à Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex) e realizei um estágio remunerado em psicologia de forma extracurricular no Projeto Mais Papo Mais Atitude, em parceria com o Governo do Estado do Ceará”, conclui a estudante.

Sobre a Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia

A revista foi fundada pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unileão, em 2013. Trata-se de uma revista interdisciplinar que é qualificada no Qualis A3 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e possui periodicidade semestral.

As contribuições podem ser feitas nos formatos de trabalhos de pesquisas originais, artigos de revisão, resumos expandidos, cartas, relatos de caso/experiência e comunicações breves. Os trabalhos submetidos são analisados pelo conselho editorial da revista, apreciados por dois professores do corpo revisor e no mínimo por um consultor ad hoc.

Saiba mais sobre as submissões!

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.