“Todos os dias da minha graduação me preparei para esse momento”, conta egressa da Unileão aprovada em mestrado da Universidade Federal de São Paulo

A enfermeira Erika Galvão de Oliveira se destacou por seu desempenho acadêmico exemplar na graduação.

20/09/2023 10:36 am - Atualizado em 20/09/2023 15:35 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

“Sempre sonhei com esse momento, e todos os dias da minha graduação me preparei para ele”, conta a enfermeira Erika Galvão de Oliveira, egressa do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), aprovada no processo seletivo para o mestrado da Universidade Federal de São Paulo, umas das mais prestigiadas do Brasil.

Para alcançar essa conquista, Erika começou a traçar planos no primeiro semestre da graduação. Ela diz que sempre se sentiu atraída pela área de Ciências da Saúde, e a Enfermagem apareceu como possibilidade de concretizar seus objetivos, de ser professora e pesquisadora.

A escolha por iniciar este caminho na Unileão – explica a egressa – se deu, principalmente, pela estrutura física “que é incrível e tem todo suporte que o aluno precisa para uma boa formação”.

“Visitei outras instituições antes de tomar a decisão. A estrutura, laboratórios, grade curricular, professores, quantidade de horas de estágio… Todos esses fatores foram importantes na minha decisão”, ressalta. Erika concluiu Enfermagem em dezembro de 2022, como bolsista do Prouni, e atualmente é diretora do Departamento de Vigilância Sanitária do município de Jardim.

Caminho para o mestrado

Ao longo do curso, Erika buscou se envolver no maior número de atividades acadêmicas, porque sabia que elas ajudariam a pontuar em processos seletivos. Participou de grupos de pesquisa, inclusive em outras instituições, projetos de extensão e monitorias, como o Grupo de Pesquisa em Ciência e Saúde Coletiva, Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica e Grupo de Assistência ao Calouro.

A egressa também conta que a experiência dos grupos de pesquisa contribuiu significativamente para a sua formação acadêmica e até o desenvolvimento de habilidades como falar em público, escrever e apresentar projetos. Além disso, o tema de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) serviu para aproximá-la, ainda mais, da escolha pelo programa de pós-graduação da Unifesp.

“A experiência do grupo de pesquisa me abriu os olhos para as possibilidades que o curso de Enfermagem poderia me trazer. Foi no grupo que desenvolvi minhas habilidades de escrita científica e isso foi essencial para minhas publicações em revistas científicas. A experiência na liga acadêmica foi a melhor. “Foram dois anos e meio de um ótimo convívio com todos os integrantes, em especial Karina, Alan e Renata que tornaram o caminho mais leve”, recorda.

Inspirações

Durante o curso, a egressa encontrou inspiração em professores renomados, como Renata Evaristo, Vanessa Bitu, Wesley Bezerra, Ariadne Sampaio, João Paulo, Andréa Couto, Aracélio e Magaly Mota, que despertaram nela a paixão pela docência e pela pesquisa científica. Além disso, sua colega de turma, Helenilda Araújo, também foi uma fonte de motivação, demonstrando que é possível alcançar metas apesar das adversidades da vida.

Agora, Erika se prepara para desenvolver estudos na área de Gestão em Enfermagem e Saúde, confiante de que seus esforços contribuirão para o avanço da ciência no país. “Fiquei imensamente feliz e realizada com essa aprovação! Quero cursar meu mestrado, depois ingressar no doutorado e seguir na minha profissão como pesquisadora e professora em grandes universidades”.