Unileão vai à comunidade: alunos do curso de Direito promovem ação social em bairro de Juazeiro do Norte

Estagiários de Mediação e Real Cívil participaram do encontro semanal do grupo de mulheres no bairro Frei Damião.

20/09/2023 11:08 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os professores das disciplinas de Prática Real Cível e Prática Real em Mediação e Conciliação, Jânio Taveira e Tamyris Madeira, junto a um grupo de estagiários das respectivas turmas, passaram a tarde do último dia 14 de setembro atendendo às demandas da população do bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte. A ação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a convite da equipe do local.

Durante o encontro semanal do grupo de mulheres, os alunos palestraram sobre guarda compartilhada e alienação parental e o papel da mediação frente a essas questões. Ao final, realizaram consultoria à população, tirando dúvidas jurídicas dos interessados e aproveitando também para falar sobre a possibilidade de agendar atendimentos no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unileão, onde há realização de sessões de mediação e conciliação.

O bairro Frei Damião é o terceiro maior bairro em número de habitantes: cerca de 14.677, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2013). Situado na zona periférica da cidade, registra altos índices de violência e precariedade de infraestrutura urbana, conforme informações publicadas neste site.

Ensino e aprendizagem ativos

Segundo o professor Janio Taveira, uma das principais metas foi levar o conhecimento jurídico aos menos favorecidos, capacitando a sociedade com os valores jurídicos fundamentais aprendidos no ambiente acadêmico.

O professor explica: “A ação realizada no CRAS tinha como objetivo aproximar os alunos da realidade social de nossa cidade e proporcionar conhecimento jurídico relevante sobre um tema que tem um impacto social profundo. Além de contribuir para a formação adequada dos alunos, essas ações fortalecem os vínculos entre o curso de Direito da Unileão e a sociedade juazeirense”.

Experiências significativas

Francileide Lacerda, estudante do 8º semestre, acredita que momentos como esse são especialmente úteis para ajudar os alunos a definir suas escolhas profissionais. “Muitas vezes, o aluno não quer seguir a carreira e no momento com esse, a gente acaba definindo o que realmente quer. Foi a primeira experiência prática que vivenciei; me ajudou a vencer o medo e a gostar cada vez mais do curso”, afirma.

Micael Sousa, também do 8º semestre, considera a experiência “excelente” e diz que ela lhe proporcionou “um contato real com as necessidades da comunidade atendida”. “Ações como essa são de grande importância para a formação, ampliou meu leque de conhecimentos, pois vivenciei a aproximação do Direito com a realidade social das pessoas presentes”, ressalta.

Confira alguns registros!

Para saber mais

“O Direito vai muito além dos atendimentos nos prédios oficiais. O verdadeiro Direito busca resolver os conflitos sociais por meio do diálogo, aproximando a Justiça da população, em especial daqueles que mais necessitam da prestação de serviços”. É o que considera o professor Otto Cruz, coordenador do curso na Unileão.

É pensando nessa aproximação, que o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unileão tem voltado ações para o atendimento em equipamentos mais próximos das comunidades e não apenas em seu prédio oficial.

Continue lendo sobre os atendimentos no NPJ neste link.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.