Curso de Enfermagem da Unileão realiza II Ação “Enfermagem semeando o bem viver: a vida tem valor”

A ação foi realizada por estudantes do 5° semestre, através dos conceitos teóricos de três disciplinas, no hall do campus Saúde.

25/09/2023 08:13 am - Atualizado em 25/09/2023 08:48 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nos dias 20 e 21 de setembro, os alunos das disciplinas de Enfermagem em saúde mental, Práticas complementares e integrativas de cuidados e Processo de trabalho em enfermagem, todas do quinto semestre do curso de Enfermagem da Unileão, realizaram uma ação intitulada “Enfermagem semeando o bem viver: a vida tem valor”. O público-alvo foi a comunidade do campus Saúde.

“A ação teve como objetivo realizar cuidados de enfermagem em saúde mental através da promoção da vida. Foi um evento idealizado por mim, juntamente com as professoras Lys Callou, Geni Lopes e Maryldes Lucena, coordenadora do curso de Enfermagem”, disse a professora Ariadne. Os alunos facilitadores da ação estavam localizados no hall do campus Saúde.

Segundo a profa. Ariadne, desde 2019 foi instituída a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, atribuindo a campanha do Setembro Amarelo como momento para ações de prevenção ao suicídio. “Nesse sentido, a ação contribuiu para a comunidade acadêmica da Unileão para repensar o bem viver como prática sustentável, através de atos simples e possíveis de serem aplicados na vida cotidiana para valorização da vida. Consequentemente, o aprendizado disso contribui para minimizar os casos de suicídio”, enfatiza a professora.

Na oportunidade, ocorreram ações itinerantes, de aproximação do público com pequenas atividades de valorização do bem viver, como o abraço grátis, o mural das boas lembranças, a caixinha com mensagens para o bem viver, o correio da gentileza e “minha parada obrigatória”. Além disso, houve ainda um momento de Quick Massage, uma prática alternativa de cuidado holístico que visa equilibrar as emoções, liberar tensões e estresse.

“Dessa forma, pudemos refletir sobre a valorização da vida, proporcionar momentos de práticas de autocuidado e cuidado com o outro, incentivar atitudes de bem viver como prática sustentável e contribuir para a prevenção do suicídio”, finaliza.

Confira alguns registros!

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.