Professor do mestrado da Unileão se torna membro titular da Academia Cearense de Ciências

A cerimônia de posse acontecerá no auditório da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, nesta quarta-feira (11).

11/10/2023 15:45 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Academia Cearense de Ciências (ACC) diplomou novos membros e, dentre eles, está o professor José Galberto, do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão. A cerimônia acontecerá no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, nesta quarta-feira (11).

O professor relata que a indicação proporcionou muita alegria e trouxe a convicção de que vale a pena continuar trabalhando nesta área: “Ser membro da ACC significa que meu trabalho foi reconhecido, que alcançou um patamar, que passou a ser importante, em algum grau, para a academia, para a sociedade, para a ciência, para a pesquisa, para a inovação e para o ensino”.

Certamente você já deve ter ouvido a seguinte afirmação: “não se faz ciência sozinho”, e como prova de que ela retrata bem a realidade, o prof. Galberto diz que: “impossível não reconhecer que esse destaque, que leva meu nome, só acontece porque existem parceiros e colaboradores nas atividades científicas que desenvolvo. Isso perpassa pelos primeiros alunos de iniciação científica, de mestrado e doutorado. Muitos deles hoje são meus colegas de trabalho. Além das parcerias com pesquisadores do Cariri e de outras IES do Brasil e do exterior”. Além disso, para ele, tudo isso reflete em sucesso e reconhecimento.

Dessa forma, o professor comenta que nunca saiu de casa para trabalhar pensando em ser membro de Academia. “Isso não se trata de uma meta, mas algumas coisas surgem naturalmente quando se faz algo em que se acredita”, enfatiza e diz que seus planos são continuar trabalhando com a mesma dedicação, afinco e vontade de acertar. “Irei prosseguir com o mesmo pensamento de que podemos ainda mais contribuir com a ciência, com a pesquisa e com a formação de recursos humanos qualificados”, ressalta.

“Sou favorável à ideia de que o domínio científico, tecnológico e inovativo é a batalha mais importante que deve ser travada dentro da academia. Isso gera conhecimento e repercute diretamente na sociedade. Não é fácil ativar isso. As barreiras são enormes e às vezes provocam desgastes profundos. Ocorre que o foco sempre estará apontado para buscar no que se acredita”, finaliza.

Sobre a solenidade

A solenidade contará com a presença de representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), da Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e dos reitores da Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).