Unileão parabeniza fisioterapeutas neste 13 de outubro

A data foi instituída pela Lei n° 13.084, em 8 de janeiro de 2015.

13/10/2023 08:00 am - Atualizado em 09/10/2023 15:32 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

“Juro, por Deus e minha família, diante de meus mestres, que me dedicarei à Fisioterapia com honra e dignidade, respeitando a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica e social do ser humano […]”. Esse é um trecho do juramento dos formandos em Fisioterapia, que ressalta o compromisso do profissional com a sociedade. Trata-se de uma resolução do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) da 10ª região.

Dessa forma, a intervenção do profissional vai além de técnicas e abordagens terapêuticas, uma vez que fisioterapeutas também atuam na promoção e recuperação da saúde, prevenção de lesões graves e melhoria da qualidade de vida das pessoas. O decreto-lei que regulamenta a profissão no Brasil foi promulgado em 1969 e a data foi instituída pela Lei n° 13.084, em 8 de janeiro de 2015.

O que os fisioterapeutas têm a celebrar nesta data?

A professora Gardênia Martins, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unileão, afirma que os profissionais têm muito a celebrar como fisioterapeutas pelo acelerado crescimento da fisioterapia nos últimos anos, nas diferentes áreas de atuação e nas recentes conquistas.

“Isso inclui o uso da toxina botulínica nas especialidades de dermatofuncional e neurofuncional, o crescimento do número de fisioterapeutas na pesquisa e na docência, nas conquistas políticas de classe, como o trâmite do piso salarial do fisioterapeuta, a incorporação de inovações e tecnologias no cenário da assistência aos pacientes ambulatoriais e pacientes críticos”, disse. Ela acrescentou também que ainda existem muitos desafios pela valorização da profissão e na organização de políticas públicas que fortaleçam a reabilitação como um cuidado que sustenta a vida.

A responsabilidade de coordenar o curso

Para a profa. Gardênia, coordenar esse curso é uma responsabilidade enorme, pois a formação envolve várias competências necessárias aos profissionais que entrarão no mercado de trabalho. “Não se trata apenas de competências técnicas, mas também de competências atitudinais que incluem preceitos éticos e habilidades de liderança. Além disso, é preciso ter a capacidade de enxergar o paciente em sua integralidade e compreender a saúde para além da ausência de doença. Portanto, tudo isso faz parte da responsabilidade de quem planeja a formação, a fim de entregar à sociedade um profissional capaz de contribuir com segurança e resultados na reabilitação dos pacientes que deles necessitam”, destaca.

“No entanto, considero que o maior desafio reside em integrar o ensino e o serviço, em fazer com que a formação esteja alinhada com as necessidades dos serviços de assistência e com as demandas sociais. Como coordenadora, este é o desafio que me motiva e com o qual tenho trabalhado para superar”, afirma.

Veja a mensagem da profa. Gardênia para os estudantes:

Eu gostaria de parabenizar, inicialmente, todos os estudantes de Fisioterapia pela escolha dessa profissão maravilhosa e essencial e por abraçarem o ensino superior, que por si só já é um privilégio. Tenho consciência de que, para muitos dos meus estudantes, esse privilégio vem com muito esforço, pois precisam conciliar trabalho e estudos para realizar o sonho de se tornarem fisioterapeutas.

Essa jornada dupla, entre o sonho e a vida como ela é, exige muita coragem, fôlego e resiliência. Que vocês continuem firmes, pois a persistência e a dedicação deixam suas marcas no caminho e renderão frutos, que serão colhidos com sucesso e as vitórias que vocês merecem. Feliz Dia do Fisioterapeuta!

O curso de Fisioterapia na Unileão é conceito 4 no MEC!

O estudante pode encontrar na Unileão uma infraestrutura diferenciada no Ceará e Nordeste, prática na Clínica-Escola de Fisioterapia, corpo docente qualificado, alta taxa de aprovação em concursos públicos, residências e muito mais. Logo, o fisioterapeuta formado pela Unileão terá como diferencial competitivo a sua formação técnico-científica coerentes com as necessidades do mercado.

O profissional poderá trabalhar em muitas áreas clínicas, como: Fisioterapia Aquática; Traumato-Ortopédica; Pediátrica Motora; Neurofuncional; Dermatofuncional; Cardiorrespiratória; Pediátrica Respiratória; Reumatológica; Oftalmológica; Uroginecológica e Obstétrica.

Os atendimentos iniciais nessas áreas citadas acima já começam ainda no âmbito da Instituição, através da Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão.

Conheça mais sobre o curso neste link!

Clínica-Escola de Fisioterapia

Você sabia que a Unileão conta com uma Clínica-Escola de Fisioterapia? Pois é! Ela é um dos centros de referência na região do Cariri. Nos últimos 5 anos, foram realizados aproximadamente 17 mil atendimentos anuais, sendo cerca de 1.400 atendimentos mensais. Os pacientes são encaminhados através das redes pública e privada das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e demais circunvizinhas.

Clique aqui e conheça mais sobre a Clínica-Escola de Fisioterapia!

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.