(88)99216-3040

Outubro Rosa Pet: Unileão promove evento em prol da saúde dos animais

Com palestras e mesa-redonda, evento tem objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde dos animais de estimação.

16/10/2023 09:08 am - Atualizado em 16/10/2023 09:09 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No próximo dia 24, o curso de Medicina Veterinária e o Hospital Veterinário (Hovet) da Unileão promovem o Outubro Rosa Pet. A ideia é conscientizar sobre a importância da saúde dos animais de estimação com palestras e mesa-redonda.

O evento conta com a parceria do Setor de Bem-estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e do Centro de Controle de Zoonoses, ambos ligados à Prefeitura de Juazeiro do Norte; e do Setor de Bem-estar Animal da Prefeitura de Barbalha.

Para animais conveniados ao Hovet, haverá exame de toque para cadelas e gatas. Desta forma, o tutor de baixa renda residente em Juazeiro do Norte que tiver interesse em levar seu pet para realizar o exame deve procurar Wellington Pereira, coordenador do Bem-estar Animal. Já o tutor que residir em Barbalha deve procurar Mariana Correia, coordenadora do Bem-estar animal do município.

Quanto à vacinação antirrábica será ofertada em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Juazeiro para qualquer pet residente no município, seja macho ou fêmea. O exame e a vacinação serão realizados no período diurno, das 8h às 12h, no Hospital Veterinário da Unileão.

As inscrições para as palestras e mesa-redonda podem ser feitas na coordenação do curso de Medicina Veterinária, localizada no Hovet. Para participar, é necessário levar 1 kg de ração (sem corantes) para gatos.

Por que importa? 

Docente do curso de Medicina Veterinária da Unileão e especialista em oncologia veterinária, a professora Daniele Leal explica que o mês de prevenção ao câncer de mama também é extensivo aos animais domésticos e que “quanto mais precocemente ele for diagnosticado e, consequentemente, tratado, maior são as chances de cura”.

Ainda de acordo com a professora, os tutores podem igualmente fazer o toque da cadeia mamária e das mamas de suas cadelas ou gatas e, até mesmo, de cachorros e gatos, embora neles a incidência de câncer seja menor.

“O ideal é que a gente esteja sempre apalpando as mamas, e se a gente notar um ‘nodólozinho’, por menor que ele seja, é importante que a gente leve o nosso animalzinho ao médico veterinário para que as condutas ideais sejam tomadas e a gente possa ali estar tratando o seu amorzinho de quatro patas”, orienta.

Confira a programação

24 de outubro (terça-feira)

Exames de toque em cadelas e gatas, e vacinação antirrábica

Horário: 8h às 12h

Local: Hospital Veterinário

Médicas veterinárias e docentes da Unileão: Araceli Dutra e Daniele Frutuoso

Ciclo de palestras e mesa-redonda 

14h às 15h – Palestra ministrada por Gilderlanio Pinheiro, preceptor do curso de Med. Veterinária

15h20 às 16h20 – Palestras ministradas pelas professoras Araceli Dutra e Daniele Frutuoso

16h40 às 17h40 – Mesa-redonda com os professores Araceli Dutra, Daniele Frutuosos e Gilderlanio Pinheiro

Local: auditório do Bloco E, campus Lagoa Seca

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.


COMPARTILHE: