Professor Francisco Francinete Leite Junior (Junior Linhares), do curso de Psicologia, é autor e coautor de dois capítulos em livros em formato físico e digital sobre educação

O professor também foi orientador em dois trabalhos apresentados no I Seminário Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

17/10/2023 07:38 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O professor Junior Linhares, do curso de Psicologia, foi autor e coautor de dois capítulos em livros. O primeiro deles, de autoria do professor, é intitulado: “Afinal, como aprendemos? Reconhecendo os estilos de aprendizagem e suas influências para a construção do conhecimento”, publicado no livro “Temas em Educação: Olhares Interdisciplinares, Reflexões e Saberes”. Já o segundo foi fruto de uma orientação de TCC da ex-aluna da Unileão, Isaura Caroline Abrantes Silva, sob o título: “População em situação de rua em cena: direitos humanos frente ao neoliberalismo”, publicado no livro “Temas Contemporâneos em Psicologia: Ensino, Ciência e Profissão”.

O artigo, cujo professor foi autor, teve como objetivo apresentar uma compreensão sobre a aprendizagem, bem como seus estilos e fatores que interferem. O intuito foi possibilitar a identificação dos estilos de aprendizagem para subsidiar o planejamento das ações pedagógicas visando um melhor aproveitamento do espaço pedagógico para a construção do conhecimento. Além disso, o estudo também ressalta o papel fundamental do psicólogo escolar na intervenção, diagnóstico precoce e acompanhamento dos alunos.

Confira o artigo aqui!

“Frente à necessidade de uma aprendizagem verdadeiramente significativa, faz-se necessário compreender os estilos de aprendizagem tanto na educação básica como no ensino superior, possibilitando um diagnóstico pedagógico mais consistente da realidade dos alunos e suscitando estratégias mais eficazes, resultando assim em uma aprendizagem mais efetiva”, afirma o professor Junior Linhares.

Já sobre o capítulo “População em situação de rua em cena: direitos humanos frente ao neoliberalismo”, vindo do TCC orientado pelo professor, afirma: “demonstra a responsabilidade social da Psicologia perante populações vulneráveis e ressalta a importância da valorização do cuidado em saúde mental”.

Leia mais aqui!

Apresentações de trabalhos em evento

O professor Junior Linhares, também foi orientador em dois trabalhos apresentados no I Seminário Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. O primeiro deles, intitulado: “Formação de professores e desenho universal de aprendizagem: na busca pela garantia do direito à educação das pessoas com necessidades especiais” em parceria com a graduanda em Psicologia,  Maria Alycia Teixeira Alves Firmo. O segundo foi: “O processo de leitura e escrita em sujeitos neurodiversos: o papel da consciência fonológica para o desenvolvimento de habilidades e competências”, em parceria com José Marcio Severino de Sousa, aluno do Mestrado de Ensino em Saúde da Unileão e João Amiraldo Nascimento Lacerda (UFRN).

“Os trabalhos apresentados pelos alunos cumprem com a responsabilidade da academia em publicizar seus estudos e contribuir para uma sociedade mais inclusiva”, finaliza.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.