Ligas Acadêmicas do curso de Enfermagem promovem ação educativa sobre câncer de mama

Projeto de extensão interliga levou ação educativa a mulheres atendidas em Policlínica do município de Barbalha.

19/10/2023 16:11 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Um projeto de extensão organizado pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade (LAESFC) e pela Liga Acadêmica em Saúde da Mulher e da Criança (LAESMC) promoveu ação educativa sobre o câncer de mama às mulheres atendidas na Policlínica Regional João Pereira dos Santos, em Barbalha, que tem parceria com a Unileão.

Intitulado “Da conscientização à prática da prevenção: declare seu amor por você mesma”, o evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 de outubro, no auditório da Policlínica, sob a coordenação das professoras Andréa Couto Feitosa e Erine Dantas Bezerra. A intenção foi promover uma palestra de conscientização sobre a importância de adotar práticas preventivas e chamar atenção para o diagnóstico precoce.

Informação para a prevenção

Estudante de Enfermagem e diretora de ensino da LAESFC, Fabíola Ferreira Alves, diz que realizar atividades de educação em saúde é oportunidade para transmitir informações e aprender com os casos relatados e as dúvidas das pessoas.

“Essa oportunidade nos mostra quanto a população é carente de informações acessíveis, em termos de clareza e objetividade, pois é dessa forma que se consegue conscientizar as pessoas e promover mudança efetivas nas práticas de saúde da população, especialmente a feminina, que é mais vulnerável ao acometimento do câncer de mama”, considera.

A estudante reforça que explicar sobre métodos preveníveis (como a importância de alimentação adequada, prática de exercícios físicos e até a amamentação como fator protetor) é fundamental.

O mesmo vale para o diagnóstico precoce, que esclarece informações e deixa a mulher mais atenta e engajada em atividades disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), como exame clínico das mamas e a importância de se fazer a mamografia, especialmente para aquelas que se enquadram na faixa etária de 50 a 69 anos. “Quando se é descoberto precocemente as chances de cura são muito maiores”, pontua a futura enfermeira.

O estudante e presidente da LAESMC, José Nacélio da Silva Ferreira, é da mesma opinião. “São pequenas informações que podem mudar o rumo de várias vidas e ajudar no diagnóstico precoce do câncer”, reforça. De acordo com ele, momentos como esse, de contato com a população, auxiliam na disseminação de informações baseadas em evidências científicas, desmistificando qualquer informação inverídica.

“Foi uma experiência incrível poder compartilhar um pouco do nosso conhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce. Sinto-me bastante lisonjeado e feliz por realizar educação em saúde, em especial no outubro rosa, mês alusivo ao câncer de mama”, afirma o futuro enfermeiro.

Por que Educação em Saúde importa?

O mês de outubro faz alusão à prevenção do câncer de mama. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que este tipo de câncer é o mais incidente no Brasil (depois do de pele não melanoma), com 704 mil casos novos previstos por ano até 2025.

Embora seja um assunto bastante discutido, ainda existe um número alarmante de mulheres que pouco sabem sobre o assunto. Por isso a necessidade de ações educativas, bem como o estímulo de práticas de cunho preventivo que estimulem à realização de exames como mamografias ou ultrassonografias, com a finalidade de diagnosticar precocemente qualquer alteração.

Confira alguns registros!

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.