“A Unileão teve uma contribuição gigantesca nas minhas conquistas”, afirma egresso de Educação Física aprovado em mestrado pela UFPE

Além disso, Wenyo também é treinador de futebol da UFPE; saiba mais.

20/10/2023 16:16 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Assim como no futebol, na vida é preciso driblar os obstáculos, marcar seus gols e nunca desistir de buscar a vitória. E na busca por essa conquista, Wenyo Alves se tornou campeão. Bacharel em Educação Física pela Unileão, o egresso foi aprovado no Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também atua como treinador de futebol.

“A Unileão teve uma contribuição gigantesca em relação às minhas conquistas, principalmente pela forma como o conhecimento é transmitido aos alunos durante a graduação. Além disso, ela conta com professores bastante capacitados e uma estrutura de ensino que facilita o aprendizado dos alunos, sendo um diferencial para aqueles que buscam crescer, seja academicamente ou profissionalmente”, destaca Wenyo.

Professor José Hildemar foi a grande inspiração de Wenyo

O egresso reconhece a importância de cada docente da Unileão que contribuiu para sua evolução, com destaque para o professor José Hildemar, seu orientador e mentor. “Ele me fez acreditar que o sonho é possível de se realizar, basta você acreditar. E como ele sempre dizia: ‘lembre-se de que não se trata de uma prova de 100 metros rasos (atletismo), mas sim de uma maratona com altos e baixos’”, relembra.

Wenyo destaca que sua jornada acadêmica incluiu participações em congressos, colóquios, mesas-redondas, palestras, olimpíadas e outras atividades. Nesse período, ele se aproximou do professor Hildemar e ambos começaram a realizar pesquisas na área do futebol, mais especificamente no desempenho aeróbico de jovens atletas de futebol das categorias de base da região do Cariri. Ele também afirma que sua pesquisa no mestrado está relacionada à Autogestão do Futebol Comunitário, onde busca entender como as comunidades gerenciam as suas necessidades de esporte e lazer quando o município não fornece apoio financeiro.

“Em paralelo ao mestrado, estou estudando psicologia do esporte, focando em compreender como os treinadores de futebol são motivados em seus cargos, como tomam decisões e qual é o seu papel na formação dos atletas”, conclui Wenyo.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.