Estudantes da Unileão se destacam em simpósio da Universidade Federal de Sergipe com 5 trabalhos apresentados

Dos doze trabalhos aprovados para apresentação no Simpósio, cinco deles eram de alunos da Unileão.

27/10/2023 16:49 pm - Atualizado em 27/10/2023 16:51 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Dos doze trabalhos aprovados no Simpósio de Atividade Física e Saúde Pública da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cinco eram de autoria de alunos da Unileão. Os discentes fazem parte do Grupo de Pesquisas em Atividade Física e Saúde (GPAFS) do curso de Educação Física e apresentaram os trabalhos de forma online, na última quarta-feira, 18 de outubro. O evento foi voltado para profissionais e acadêmicos da área com o objetivo de explorar as perspectivas, as oportunidades e os desafios da educação física nos níveis de atenção à saúde.

Os trabalhos apresentados são fruto do esforço de Wesley da Silva, Bárbara Raquel, Luís Cláudio, Laura Sabrina, bem como Vitor Sobreira, com orientação dos professores Marcos Bezerra e Jenifer Kelly, respectivamente líder e vice-líder do GPAFS. Segundo os docentes, ver os resultados alcançados enche toda a comunidade acadêmica de orgulho e satisfação.

“Isso demonstra claramente o comprometimento e a dedicação do nosso grupo à pesquisa e à divulgação do conhecimento científico. É um reflexo do árduo trabalho de todos os membros do GPAFS, além disso, é inspirador ver nosso grupo contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento nessa área”, afirmam.

Segundo os professores, a participação em eventos é sempre uma oportunidade única de compartilhar pesquisas com a comunidade acadêmica e profissional, contribuindo assim para a disseminação do conhecimento. “Essa ocasião permitiu que eles estabelecessem contatos valiosos com outros pesquisadores e profissionais da área, criando oportunidades para futuras colaborações. Assim, o feedback recebido sobre seus trabalhos foi fundamental para aprimorar suas pesquisas”, destacam. Além disso, vale ressaltar que a experiência em apresentar pesquisas em público contribui para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e apresentação dos estudantes, preparando-os para futuros desafios acadêmicos e profissionais.

Por que é importante participar de grupos de pesquisas, como o GPAFS?

De acordo com os professores, participar de grupos de pesquisa “é uma oportunidade valiosa para os estudantes aplicarem na prática os conceitos teóricos que aprendem em sala de aula, tornando sua aprendizagem mais profunda e significativa. Além disso, trabalhar em equipe, resolver problemas complexos e desenvolver pensamento crítico são habilidades cruciais que eles adquirem nesse ambiente”, frisam.

Ademais, eles ressaltam o quanto é gratificante observar o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes ao longo de suas jornadas de pesquisa e que é inspirador vê-los entusiasmados e contribuindo para a área de estudo. Os docentes ressaltam que a oportunidade de publicar trabalhos científicos não apenas beneficia o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, mas também os prepara para carreiras futuras na pesquisa e na promoção do conhecimento.

Conheça os trabalhos aprovados

Título: Respostas do treinamento funcional na qualidade de vida e qualidade do sono em pessoas com fibromialgia.

Autores: Wesley da Silva, Jenifer Kelly Pinheiro.

Título: Respostas do treinamento funcional no indice de aptidão física geral e cardiovascular de idosos hipertensos resistentes.

Autores: Bárbara Raquel Souza Santos e Jenifer Kelly Pinheiro.

Título: Efeitos do treinamento de hidroginástica sobre o equilíbrio e força de membros superiores e inferidos em idosos.

Autores: Luis Claudio Santos de Santana e Jenifer Kelly Pinheiro.

Título: Percepção subjetiva do sono, qualidade de vida e estado emocional de universitários da área da saúde.

Autores: Laura Sabrina Alves de Barros e Marcos Antonio Araujo Bezerra.

Título: Barreiras percebidas para prática de atividade física e estágios de mudança de comportamento de universitário da área da saúde.

Autores: Vitor Sobreira de Oliveira Xenofonte e Marcos Antonio Araujo Bezerra.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.