Sucesso e aprendizado marcam encerramento do V Congresso de Psicologia do Cariri

Evento ofereceu uma ampla gama de atividades, como apresentações de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, minicursos, além do lançamento de um livro e sessão de autógrafos.

31/10/2023 08:28 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

De 25 a 27 de outubro, o V Congresso de Psicologia do Cariri agitou o campus Lagoa Seca da Unileão. O evento proporcionou uma imersão no mundo da psicologia e encerrou com êxito na última sexta-feira (27). Com uma ampla gama de atividades, como apresentações de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas e minicursos, o congresso também contou com o lançamento de um livro e sessão de autógrafos.

A palestra de abertura, proferida pela Dra. Ana Suy Sesarino Kuss, doutora em pesquisa e clínica, psicanalista e autora do livro “A gente mira no amor e acerta na solidão”, trouxe um tom inspirador para o congresso. Após a palestra, a escritora realizou uma sessão de autógrafos, atraindo pessoas que admiram seu trabalho.

Para Bárbara Freire, integrante da comissão organizadora e estudante do 5° semestre de Psicologia, o congresso foi importante tanto para adquirir conhecimento, através da abordagem de diversos temas, quanto para aprimorar o aprendizado. “Participar da comissão foi uma experiência maravilhosa que fortaleceu meu vínculo com a universidade e me deixou mais certa do que eu quero. A organização do congresso foi excepcional, todos estão de parabéns. Os palestrantes, como Ana Suy e Ticiane Paiva, foram incríveis, assim como as demais palestras. Os minicursos e oficinas abordaram temas excelentes, que não são comuns no dia a dia, e nos motivaram a buscar mais conhecimento na área de nosso interesse”, disse.

Encerramento é marcado por palestra e lançamento de livro

A noite de encerramento foi igualmente cativante e iniciou com a palestra “Lutos e perdas e o olhar da Psicologia”, ministrada pela psicóloga Maria Camila Gabrielle Moura Nogueira, que provocou reflexões sobre o tema. O lançamento do livro “Formação da Psicologia Brasileira, Currículo e as Demandas de Violência por Motivação Religiosa”, de autoria do professor Marcos Teles do Nascimento, foi outro destaque da noite, enriquecendo o acervo literário da psicologia brasileira.

“Provavelmente, este é um dos dias mais felizes da minha vida profissional, e eu sempre carrego comigo a certeza de que ninguém constrói grandes coisas sozinho. Nessa minha jornada de produção do livro, tive duas pessoas que estiveram comigo nesse momento”, disse o prof. Marcos e convidou ao palco a professora Indira Siebra e o professor Marcus Cezar. “Geralmente, a gente, quando olha para a psicologia e para nossas abordagens, muitas vezes costuma falar sobre o que nos distancia, e hoje o motivo da minha fala é sobre o que nos aproxima”, em seguida fez a leitura de um texto que escreveu para celebrar o lançamento do seu livro.

Os olhares atentos, sorrisos espontâneos e aplausos calorosos dos estudantes demonstraram como o V Congresso de Psicologia do Cariri foi um marco significativo em suas trajetórias. O evento não apenas ofereceu conhecimento, como também criou memórias e conexões que, sem dúvida, impactarão a trajetória acadêmica e profissional de todos os envolvidos.

Confira alguns registros:

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.