Docentes do curso de Fisioterapia da Unileão marcam presença em congresso na USP e apresentam dois trabalhos

08/11/2023 16:05 pm - Atualizado em 08/11/2023 16:06 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A professora Alana Lima e a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unileão, Gardênia Martins, participaram do IX Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e XXXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de outubro, na Universidade de São Paulo (USP). Promovido pela Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (Abenfisio), o evento contou com arenas, painéis, oficinas e apresentações com temáticas relevantes para o ensino em Fisioterapia. Além disso, também ocorreram debates sobre os estágios na área, experiências exitosas, atuação na atenção básica, saúde mental, além de melhorias e necessidades para o campo.

Conheça mais sobre os trabalhos apresentados

A Unileão marcou presença no evento e as professoras levaram dois trabalhos para apresentação: “Avaliação em Ambiente de Estágio em Fisioterapia: A Construção de um Instrumento Avaliativo” e “O uso de Metodologias Ativas em Ambiente de Estágio no Curso de Fisioterapia”. Ambos os trabalhos foram de autoria das professoras, em colaboração com os seguintes docentes da Unileão: profª. Ana Georgia, prof. Thiago Santos e prof. Marcos Bezerra.

Eles relataram aspectos da experiência de estágio que os professores estão desenvolvendo na Unileão. “Isso inclui a aplicação de metodologias ativas específicas nesse espaço, que proporcionam ao discente o papel de protagonista em seu próprio aprendizado, preparando-os para o mercado de trabalho. Além disso, o instrumento avaliativo utilizado no estágio perpassa pelo desenvolvimento de competências-chave necessárias para a formação dos profissionais fisioterapeutas que nossos alunos se tornarão”, explica a profª. Alana Lima.

Confira o registro da profª Alana Lima:

Fortalecimento da relação entre formação e a atuação profissional

Nesse ínterim, o evento também contou com formações promovidas pelos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de várias regiões do país. Ainda de acordo com a profª. Alana, “essa oportunidade permitiu uma maior aproximação da formação com a atuação profissional. Permitindo assim o estabelecimento de metas entre as instituições de ensino e os Conselhos de Fisioterapia”.

“Pude visualizar o quanto a Unileão investe em nosso aprimoramento”

Sobre a experiência de participar do evento com a apresentação de trabalhos, a docente compartilha como se sentiu: “A sensação de estar em contato com outras vivências da docência em Fisioterapia, discutir metodologias diferentes e debater junto com o Conselho de Classe as dificuldades, fortalezas e possibilidades dentro da área foi incrível. Através dessa reflexão, pude visualizar o quanto a Unileão investe em nosso aprimoramento, ao debater realidades e metodologias semelhantes que estão em desenvolvimento em todo o Brasil, nas mais renomadas instituições de ensino públicas e privadas”.

Ela ainda ressalta que a experiência também despertou a vontade de atuar em novas áreas da Fisioterapia e mostrou que nunca é tarde para aprender um pouco mais. “Agradeço a Unileão por ter me proporcionado participar de um evento científico tão importante para o curso de Fisioterapia. Tanto como docente quanto como profissional, o evento foi, sem dúvida, inspirador”, conclui a professora.

Confira mais um registro:

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.