Estudante de Psicologia da Unileão tem artigo publicado em livro digital sobre Paulo Freire

Estudo publicado no e-book “Paulo Freire: diálogos, aproximações e desafios” é fruto de um relato de estágio e foi orientado pelo professor Junior Linhares.

13/11/2023 17:32 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A práxis freiriana frente ao ensino e aprendizagem de jovens e adultos: um relato de experiência de estágio em psicologia e processos educacionais. Esse é o tema de um artigo escrito por Graziely Soares, estudante do curso de Psicologia da Unileão, tendo como orientador o professor Junior Linhares e que foi publicado no livro Paulo Freire: diálogos, aproximações e desafios.

Confira o artigo na íntegra!

O artigo teve como base a abordagem freiriana. A experiência de estágio possibilitou a criação de um ambiente de aprendizagem onde os alunos podiam se expressar livremente, discutir ideias e refletir sobre temas relacionados à sua realidade. Destacou-se a importância do diálogo, reflexão, ação e participação dos alunos como contribuinte para o aprendizado, e considerou-se alcançados os objetivos do projeto, com ênfase na provocação do diálogo e da reflexão. Além disso, o sigilo e o feedback foram elementos importantes do processo.

“Com todo apoio e incentivo do meu orientador, produzi e enviei o artigo para a Arco Editores”

Os professores são elementos essenciais no processo de aprendizagem dos alunos e, sobretudo, na motivação para levar os conhecimentos além da sala de aula. Graziely conta que o professor Junior Linhares a motivou para conseguir essa conquista: “Meu orientador me instigou com que eu produzisse um artigo referente ao meu relato de experiência no estágio, pois ele notou e ressaltou meus esforços, articulações teóricas, propostas e atividades desenvolvidas para o campo de estágio e o efeito positivo obtido sobre os sujeitos envolvidos nas atividades. Com todo apoio e incentivo do meu orientador, produzi e enviei o artigo para a Arco Editores”. Ela também expressa gratidão ao orientador, pois ele sempre reconheceu seu potencial e dedicação.

Decerto, a Unileão reconhece a importância de possuir docentes qualificados, a fim de que os alunos sejam motivados a ampliarem o conhecimento adquirido em sala de aula. “A Unileão contribuiu significativamente nessa conquista, pois no curso de Psicologia existem professores extremamente capacitados, prestativos e didáticos que vêm contribuindo na construção e ampliação do meu conhecimento. Isso, por consequência, me permitiu demonstrar na prática que todo o conhecimento que obtive com eles possibilitou uma ação efetiva de transformação”, enfatiza a estudante.

Inegavelmente, essa conquista é um marco na vida de Graziely. Ela relata que era uma estudante atenta e sempre procurava buscar novos conhecimentos; contudo, era extremamente tímida. “Do momento que iniciei o estágio, até os dias de hoje, vejo que me tornei muito ativa no processo, buscando tomar a frente e trazendo novas ideias. Em outras palavras, antes eu queria apenas receber conhecimento, hoje desejo compartilhar para os outros, para que também possam compartilhar seu conhecimento comigo, proporcionando uma troca de saberes”, finaliza.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.