Unileão inaugura laboratório de terapia intensiva para formação prática em Fisioterapia

Novo espaço oferece simulações realísticas e prepara estudantes para desafios do mercado de trabalho.

01/12/2023 08:10 am - Atualizado em 01/12/2023 09:12 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Unileão acredita que uma boa formação acadêmica requer ambientes especializados, nos quais o ensino transcende a sala de aula. Recentemente, o curso de Fisioterapia inaugurou um laboratório dedicado às práticas da disciplina de Terapia Intensiva, visando aprimorar a formação dos alunos. O espaço oferece um ambiente estruturado, equipado com os recursos necessários de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com o propósito de proporcionar aos estudantes simulações realísticas e prepará-los para o mercado de trabalho.

Entenda a importância dos laboratórios de simulação

A coordenadora do curso, professora Gardênia Martins, e também profª. da disciplina de Terapia Intensiva, reforça a importância do laboratório de simulação para o aperfeiçoamento das habilidades práticas, antes da chegada do estudante ao atendimento dos pacientes, uma vez que o número de UTI’s é reduzido na região, com poucas ofertas de estágios ou experiências extracurriculares e também por questões éticas com os doentes. “Muitos profissionais são admitidos no mercado de trabalho para serem fisioterapeutas intensivistas  e cada vez, é maior a necessidade de capacitação e habilidade técnica na formação. Dessa forma, Universidades e serviços de saúde precisam ser parceiros e dialogar  no processo de formação desses estudantes.

Na Unileão, a disciplina de Terapia Intensiva é introduzida na rotina dos estudantes a partir do 8° semestre quando começam a frequentar o laboratório para as aulas práticas. Além disso, professores das disciplinas de Cardiorrespiratória Aplicada e Fisioterapia Respiratória, de acordo com a complexidade, também podem conduzir práticas com os estudantes no laboratório, configurando-se como um avanço para o curso como um todo.

Ao contrário da atuação na área clínica, a UTI é mais restrita. Nela, é permitida apenas a entrada de estudantes do último ano do curso e, mesmo assim, não é possível realizar manipulações excessivas nos pacientes, de acordo com a professora Gardênia. Mas no laboratório de simulação, a dinâmica é diferente: “Aqui, temos um planejamento do que eles precisam presenciar, enquanto na UTI, eles acompanham a rotina e o que ocorre naquele ambiente. No laboratório, proporcionamos aos estudantes a oportunidade de não passar sem vivenciar esses procedimentos”, conclui.

Confira alguns registros:

O curso de Fisioterapia na Unileão é conceito 4 no MEC!

O estudante pode encontrar na Unileão uma infraestrutura diferenciada no Ceará e Nordeste, prática na Clínica-Escola de Fisioterapia, corpo docente qualificado, alta taxa de aprovação em concursos públicos, residências e muito mais. Logo, o fisioterapeuta formado pela Unileão terá como diferencial competitivo a sua formação técnico-científica coerentes com as necessidades do mercado.

Conheça mais sobre o curso neste link!

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.