Estudantes de Administração e Ciências Contábeis da Unileão, juntamente com a professora Márcia Leite, promovem palestras e oficinas na Associação Dom Bosco, em Barbalha

Oficinas visavam auxiliar empresários e empreendedores a adquirir novos conhecimentos e ferramentas de gestão para decisões mais assertivas.

13/12/2023 14:27 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Unileão, reconhecida por seu compromisso em expandir o aprendizado para além das salas de aula, testemunhou uma iniciativa notável liderada pela professora Márcia Leite e seus alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis no último mês de novembro. A proposta visava compartilhar conhecimentos adquiridos na disciplina de Empreendedorismo com comerciantes do bairro Malvinas, em Barbalha, que fazem parte do Projeto Dom Bosco.

Esses eventos, distribuídos ao longo de quatro encontros, não apenas ilustraram o compromisso da Unileão com a comunidade, mas também destacaram a interseção essencial entre teoria e prática no mundo dos negócios. Em suma, as palestras e oficinas tinham como objetivo auxiliar os empresários e empreendedores a adquirir novos conhecimentos e ferramentas de gestão para tomadas de decisão mais assertivas.

Contribuições das palestras e oficinas para a vida acadêmica e social dos estudantes

Segundo o estudante Gabriel Marinho, a ação contribuiu para o desenvolvimento de novas habilidades: “É muito importante ter experiências como essa porque somos incentivados a nos expressar diante de um público amplo, a adquirir postura e desenvoltura, a lidar com microfone, a nos movimentar no ambiente e a prender a atenção das pessoas”, disse.

“Para os alunos, as oficinas contribuíram de forma significativa e transformadora nos âmbitos acadêmico, pessoal e social. As ações de extensão desenvolvidas na disciplina de Empreendedorismo buscaram contribuir para a compreensão dos estudantes como seres socialmente responsáveis e livres, capazes de refletir sobre suas experiências tanto em sala de aula quanto em outros espaços, como na comunidade”, disse a profª. Márcia. Ela afirmou ainda que isso resultou no desenvolvimento de um conjunto de competências e comportamentos que incluem maior criticidade, organização, planejamento, criatividade, postura profissional e ética para os discentes.

Ademais, para Gabriel, a experiência prática não só aprimorou suas habilidades de comunicação, mas também enfatizou a importância do atendimento ao cliente, um dos temas abordados nas oficinas realizadas. Gabriel enfatiza: “A satisfação do cliente é fundamental para o retorno ao negócio. Além disso, são esses aspectos que possibilitam a manutenção da receita e a continuidade do fluxo de dinheiro. Havia pessoas no evento que possuíam barbearias e lojas. Por exemplo, se alguém vai cortar o cabelo e gosta do corte, é provável que volte. Então, se o atendimento for positivo e o ambiente agradável, o cliente tende a retornar ao mesmo local, o mesmo se aplica a outros tipos de negócios”, destaca o estudante.

Em conclusão, segundo a profª. Márcia, iniciativas como essa são de grande auxílio para os comerciantes locais, pois “contribuem e proporcionam conhecimentos por meio de orientações técnicas nas áreas de Administração e Contabilidade, o que promoverá melhores práticas de gestão no âmbito organizacional”, finaliza.

Confira alguns registros!

Empreender com inovação, identificando oportunidades na gestão de negócios.