Reconhecimento merecido: Unileão realiza homenagem a alunos e egressos aprovados nos últimos Exames de Ordem

Solenidade aconteceu na última segunda-feira (11), no auditório do bloco E, no campus Lagoa Seca.

13/12/2023 07:46 am - Atualizado em 13/12/2023 07:53 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O reconhecimento é a luz que ilumina o caminho daqueles que persistem em realizar seus sonhos. Com muito orgulho, a coordenação do curso de Direito da Unileão realizou, na última segunda-feira (11), a entrega de certificados e canetas aos aprovados nos últimos Exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Compuseram a mesa de honra o coordenador do curso de Direito, professor Otto Cruz, o presidente da OAB/Subsecção Juazeiro do Norte, Dr. Vavá Lemos, e também o vice-presidente, Dr. João Filho e a coordenadora administrativa da Unileão, Janiele Feitosa.

O Profº. Otto deu início à solenidade com as seguintes palavras: “Essa entrega das canetas e o recebimento da carteira, na qual alguns já fizeram o juramento, representam a oportunidade de vocês se engajarem numa luta pela justiça, pois não há justiça em nosso país sem a presença do advogado”, destaca.

Para Vavá, o esforço dos advogados deve ser reconhecido e valorizado, mas o de suas respectivas famílias também. “Primordialmente, os primeiros passos dados, as primeiras lições são guiadas pela família. É da família que se extrai esse início de vida das pessoas, os ensinamentos que serão fundamentais para a vida em sociedade, relacionamentos e tudo mais”, disse.

Após as falas de cada um dos participantes da mesa, foi iniciado o momento mais esperado: a entrega dos certificados e canetas.

De Araripe à aprovação no Exame da Ordem

O primeiro nome chamado da lista foi Aellem Rodrigues. Ela saiu de sua cidade natal, o município cearense de Araripe, e mudou para Juazeiro do Norte, também localizado no Ceará, com o intuito de seguir seus sonhos. “Vir para outra cidade para fazer faculdade foi um desafio. Contudo, o Direito entrou na minha vida em 2018, através de um estágio no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quando eu ainda estava no ensino médio, despertando meu interesse pela área. Assim, prestei o vestibular da Unileão e ingressei no curso por meio do FIES”, compartilha Aellem.

Para conquistar sua aprovação no Exame da OAB, Aellem precisou abdicar de grande parte do seu lazer com familiares e amigos. “Eu cumpria o horário de estágio das 8h às 12h, e passava a tarde estudando na Unileão, das 13h às 18h aproximadamente; às 18h20 começavam minhas aulas. Então, eu chegava em casa por volta das 22h e no dia seguinte iniciava tudo novamente”, disse. Ela destaca que durante esses momentos aproveitava para revisar os conteúdos vistos durante o curso, identificava aqueles em que tinha mais dificuldade para dar maior ênfase e resolvia muitos simulados.

Com tanto esforço, o resultado não podia ser outro senão a tão sonhada aprovação. Aellem descreve o significado dessa conquista em sua jornada: “É mais do que uma conquista profissional. Entendo isso como o reconhecimento da capacidade de aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante o curso na prática, de estar verdadeiramente apta para a advocacia. É um marco muito importante que representa muita superação. Assim, percebemos que todo o nosso esforço valeu a pena”, comemora.

Com a colação de grau agendada para fevereiro de 2024, Aellem já deu o pontapé inicial em sua jornada profissional. Ela criou um perfil no Instagram, o @aellem_rodrigues, onde compartilha dicas e registra o início da sua jornada profissional.

Você ainda vai fazer o Exame da Ordem? Confira essa mensagem da Aellem:

Minha mensagem é: foco e persistência. Muitas vezes, ao resolver simulados, bate o desânimo e a vontade de desistir, mas com muita força de vontade, é possível superar. Para quem ainda não fez a inscrição e está em dúvida sobre qual disciplina escolher para a segunda fase, indico que escolha aquela com a qual sente mais afinidade. Muitas pessoas costumam dizer que uma disciplina é mais fácil e outra complicada. Mas, a disciplina “fácil” é aquela que você gosta de estudar e tem afinidade. Eu escolhi Direito Civil e muitos me incentivaram a trocar por outra disciplina, mas era uma matéria com a qual tive contato no meu estágio, que gostava de estudar, e foi a melhor escolha que fiz.

Confira alguns registros!

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.