Egressa de Odontologia da Unileão é aprovada em 3° lugar no concurso para Cirurgiã-dentista no PSF de Abaiara

Além de ser aprovada no concurso, Bianca Dantas concluiu com sucesso a Residência em Saúde da Família e Comunidade na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

15/12/2023 11:31 am - Atualizado em 15/12/2023 13:35 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A graduação em Odontologia da Unileão regista um alto índice de aprovações em concursos públicos. E a trajetória da egressa Bianca Dantas confirma essa estatística. Além de ser aprovada no concurso municipal para o cargo de Cirurgiã-dentista do Programa Saúde da Família (PSF) do município de Abaiara, ela concluiu com sucesso a residência em Saúde da Família e Comunidade na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

“Construí um bom currículo durante o curso, o que me ajudou muito na aprovação da Residência”

Bianca relata que, inicialmente, era uma estudante tímida e de poucas amizades. Mas o ambiente acadêmico e as oportunidades oferecidas durante a graduação ajudaram a superar os desafios. “Eu sempre me dediquei muito à faculdade e aos estágios. Tive a oportunidade de atuar na Clínica-Escola de Odontologia, participei de muitos cursos, jornadas e realizei apresentações de trabalhos”, relembra.

A egressa também destaca as monitorias nas disciplinas de Histologia e Citologia e Periodontia, que a ajudaram na construção de um currículo exitoso para a Residência, frisando que “sem essa bagagem, eu não teria conseguido a aprovação, e Unileão contribuiu para a minha conquista através do incentivo dos professores para o estudo diário e constante”.

Jornada na Residência em Saúde da Família e Comunidade

A Residência em Saúde da Família e Comunidade pela ESP/CE (2020-2022) foi uma experiência desafiadora em meio à pandemia de Covid-19, relembra Bianca. “Foi uma experiência única e muito desafiadora, pois no início da pandemia os atendimentos ficaram muito restritos, apenas urgências. Mas, aos poucos, fomos nos adequando à nova realidade”, conta.

Para ela, esses períodos foram marcados pela realização de diversas atividades. “Durante esses dois anos, foram realizadas muitas atividades de promoção de saúde. Além de muitos atendimentos de urgência no PSF e plantões no hospital aos finais de semana. Além disso, fiz apresentações em congressos, onde, em um deles, meu trabalho recebeu aprovação em 2° lugar”, relata. Ela acrescenta que teve a oportunidade de trabalhar de forma integrada com outros profissionais, como assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, dentre outros.

Aprovação em concurso no município de Abaiara

Durante o estágio na faculdade, na área de Atenção Básica e em conjunto com sua experiência na Residência, Bianca sentiu a certeza de que aquele era o seu lugar. E quando saiu o edital do concurso público do município de Abaiara, conta que não mediu esforços e estudou com constância e dedicação durante dois meses.

O esforço foi recompensado e ela conquistou o 3º lugar. Com o resultado, veio também a novidade: a aprovação do piso salarial das profissões de dentista e auxiliares de Saúde Bucal no município onde prestou o concurso.

Olhando para essa trajetória, Bianca é só gratidão: “Com o passar dos anos, fui crescendo profissionalmente e realizei meus maiores sonhos: a Residência, o concurso público e trabalhar em um município onde o piso salarial do dentista fosse respeitado”, comemora.

Saúde e beleza buco-facial.