Professores, discentes e egressos do curso de Enfermagem da Unileão publicam artigos em revista espanhola

Dois artigos foram publicados na revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales, que se dedica à veiculação de estudos inéditos, empíricos e teóricos voltados para todas as áreas do conhecimento.

16/02/2024 15:29 pm - Atualizado em 16/02/2024 15:40 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Professores, discentes e egressos do curso de Enfermagem da Unileão publicaram recentemente dois artigos na revista espanhola Contribuiciones a Las Ciencias Sociales, frutos de monografias apresentadas em novembro de 2023.

Os autores do primeiro artigo, intitulado “Enfermagem e Segurança do Paciente no Perioperatório: uma revisão integrativa”, são os professores Marlene Menezes de Souza Teixeira, Ariadne Gomes Patrício Sampaio e Hercules Pereira Coelho, juntamente com os discentes José Nacélio da Silva Ferreira, Maria Rayanne Silva do Nascimento e Cicero Yago Lopes dos Santos.

O estudo teve como objetivo identificar, na literatura científica, os principais cuidados de enfermagem direcionados à segurança do paciente no perioperatório, extraído da monografia “Segurança do paciente: construção e validação de um manual sobre cirurgia segura e cuidados perioperatórios”, apresentada pelo aluno José Nacélio da Silva Ferreira, sob orientação do Professor Hercules Pereira Coelho.

Publicada na edição de número 17, volume 1, páginas 5740-61 (2024), a revisão proporciona uma valiosa contribuição à comunidade científica ao apresentar diretrizes para a prestação de cuidados de enfermagem durante o perioperatório, enfatizando a importância da sistematização da assistência de enfermagem para a segurança e o bem-estar do paciente cirúrgico, segundo o orientador do trabalho, professor Hercules. Os resultados do estudo servirão de base para a construção e a validação de um manual sobre cirurgia segura e cuidados perioperatórios.

Acesse o artigo na íntegra

Os autores do segundo artigo, intitulado “Atuação do enfermeiro na parada cardiorrespiratória intra-hospitalar em adultos: uma revisão integrativa”, são os professores Andréa Couto Feitosa, José Diogo Barros e Hercules Pereira Coelho, em colaboração com a professora Woneska Rodrigues Pinheiro (Universidade Regional do Cariri – URCA), além das egressas Isabela Moreira Alves Ramos e Ana Beatriz Rodrigues de Lima; e dos discentes José Nacélio da Silva Ferreira e Cicero Yago Lopes dos Santos.

O estudo objetivou identificar, através da literatura científica, a atuação do enfermeiro diante do paciente adulto em parada cardiorrespiratória no ambiente intra-hospitalar, fruto de monografia apresentada pela aluna Isabela Moreira Alves Ramos, sob orientação do Professor Hercules Pereira Coelho

Publicado na edição de número 17, volume 1, páginas 6249-70 (2024) da revista, o artigo contribui para discussões sobre a importância do enfermeiro no atendimento holístico, fornecendo evidências científicas para aprimorar a qualidade dos cuidados. Ao reunir evidências recentes sobre a atuação do enfermeiro na parada cardiorrespiratória intra-hospitalar em adultos, espera-se que este trabalho estimule o desenvolvimento de habilidades técnicas e raciocínio clínico, preenchendo lacunas no aprendizado.

Leia o artigo na íntegra

Para o professor Hercules, ao compartilhar conhecimentos e experiências através desses artigos científicos, os autores demonstram seu compromisso com a qualidade da assistência de enfermagem e a promoção da segurança e do bem-estar dos pacientes. “No meio acadêmico, essas publicações enriquecem o corpo de conhecimento existente, oferecendo evidências científicas fundamentadas que podem orientar pesquisas futuras e práticas clínicas. Além disso, destacam o comprometimento da Unileão em promover a excelência acadêmica e a produção científica entre seus docentes, discentes e egressos”, afirma o professor.

Já no âmbito profissional, explica o docente, os resultados desses estudos têm o potencial de impactar diretamente a prática clínica, fornecendo orientações claras e baseadas em evidências científicas para profissionais de enfermagem que atuam no perioperatório e no atendimento de pacientes em parada cardiorrespiratória. Essas publicações não apenas estimulam a reflexão e o debate dentro da comunidade de enfermagem, mas também promovem a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.

“É com grande entusiasmo que compartilhamos essas contribuições científicas e celebramos o compromisso e a dedicação dos envolvidos. Que esses artigos inspirem novas pesquisas, práticas inovadoras e, acima de tudo, uma cultura de excelência na enfermagem”, deseja o professor.

Conheça os autores!

Da esquerda para a direita: Yago Lopes, Profa. Ariadne Gomes, Profa. Marlene Menezes, Prof. José Diogo, Prof. Hercules Pereira, Ana Beatriz, Maria Rayanne, Profa. Woneska Rodrigues, Profa. Andrea Couto, Isabela Ramos e José Nacelio.

Para saber mais

A revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales (CLCS) foi criada em 2007 e dedica-se à publicação de artigos inéditos, empíricos e teóricos, que tragam reflexões sobre todas as áreas do conhecimento. Todos os artigos publicados nesta revista estão indexados em bases de dados científicas internacionais como: Latindex, IDEAS, EconPapers, Dialnet, Miar, CSIC Indices e Plataforma Sucupira.

Confira outras informações sobre a revista aqui.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.